A expedição científica que desde 7 de setembro está a fazer um levantamento da biodiversidade de dois dos picos da maior montanha submarina de Portugal, o banco de Gorringe, entra esta segunda-feira na semana final de trabalhos.
A expedição reúne uma equipa internacional de cerca de 30 cientistas - a maioria a trabalhar a bordo de uma "armada" de três navios que tem o antigo bacalhoeiro Santa Maria Manuela como navio-almirante - e está a recolher dados sobre a saúde e a biodiversidade do habitat oceânico criado pelos picos Gettysburg e Ormonde do banco de Gorringe.
Estes dados resultarão num relatório científico, com publicação prevista para o primeiro trimestre de 2025, para sustentar a gestão daquela área, que desde 2015 já é área marinha protegida da Rede Natura 2000 mas exige proteção mais robusta.
O trabalho em curso, a partir do Santa Maria Manuela e dos catamarãs privados 'Feel Good' e 'Oceanus II', inclui filmagens e registos fotográficos, mergulhos a profundidades variáveis para recolha de amostras, a utilização de 'drones', um sistema submarino de câmaras de vídeo para capturar imagens de animais no habitat natural sem a presença humana e um veículo subaquático controlado remotamente para observação de zonas mais profundas.
A campanha científica - promovida pela Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Marinha Portuguesa - é um esforço para impulsionar o caminho de Portugal no cumprimento da estratégia europeia de conseguir que até 2030 pelo menos 30% do oceano seja protegido, com pelo menos 10% com proteção estrita.
Emanuel Gonçalves, coordenador da expedição e administrador da Fundação Oceano Azul, disse na altura da partida dos cientistas para o banco de Gorringe, que está a ser feita "uma radiografia do estado de saúde do oceano" numa zona de grande riqueza biológica e que "muitos não sabem que Portugal tem esse enorme valor nas suas águas".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram