Quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024, o EDP Ericeira Pro surge em pleno defeso para os tops mundiais, depois de um longo ano de competição a viajar pelo globo e que também incluiu os Jogos Olímpicos de Paris.
Para uns, a época encerrou nos tubos de Cloudbreak, no arquipélago das Fiji, no final de agosto.
Para outros, tudo terminou na finalíssima de Trestles, no início de setembro, que consagrou o havaiano John John Florence e a norte-americana Caitlin Simmers como novos campeões do mundo de surf.
O nipónico Kanoa Igarashi e o italiano Leo Fioravanti não obtiveram passaporte para o evento de Trestles, pelo que estão oficialmente de férias há um mês.
Não obstante este período de desconexão, os dois surfistas decidiram interromper o descanso e vão participar na prova de Ribeira d'Ilhas, cujo período de espera vai até domingo, dia 6 de outubro. São os únicos tops mundiais presentes na sala de visitas do surf nacional.
Ambos com ligação à Ericeira, Kanoa e Leo dão um colorido especial ao heat draw do EDP Ericeira Pro, aquela que é a única etapa europeia do calendário da Challenger Series.
Se em três participações, o melhor resultado de Igarashi é o 17.º lugar registado na edição de 2022, Fioravanti já conheceu o sabor da vitória nas famosas direitas de Ribeira d'Ilhas.
O surfista romano venceu o Ericeira Pro precisamente em 2022, um triunfo bastante emotivo e que revelou-se crucial para Leo obter nesse ano a requalificação para a elite mundial do surf.
Curiosamente, ambos têm em comum no currículo o facto de já terem sido campeões da Challenger Series: Kanoa em 2021 e Fioravanti em 2022.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram