Esta sexta-feira, Yolanda Hopkins garantiu o acesso à ronda 3 do US Open of Surfing, quarta e penúltima etapa do circuito Challenger Series versão 2024.
No dia que marcou o regresso à água da competição feminina, a véspera foi dedicada exclusivamente aos homens, Yo foi a única surfista portuguesa a superar a ronda 2, pois as compatriotas Teresa Bonvalot e Francisca Veselko foram eliminadas do evento que decorre até domingo na icónica Huntington Beach.
Um desempenho que deixa Hopkins na batalha por um lugar no top 10 do ranking ao passo que Veselko e Bonvalot atrasam-se na corrida à qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.
Na Califórnia, a jornada começou com o afastamento de Kika Veselko na quarta bateria. Com a prodigiosa canadiana Erin Brooks (12,00 pts) numa classe à parte e a assegurar a vitória sem sobressaltos, Kika discutiu o segundo posto com a brasileira Sophia Medina e a nipónica Sara Wakita.
Numa disputa equilibrada, a balança acabou por pender para o lado da irmã do três vezes campeão mundial de surf, com o score combinado de 10,00 pts face aos 9,20 pts somados pela adversária portuguesa e os 8,33 pts de Sara Wakita.
Assim, a antiga campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) obteve o 17.º lugar no US Open of Surfing, o seu melhor desempenho até ao momento neste histórico evento.
Na bateria imediatamente a seguir, estiveram em ação as duas surfistas que recentemente representaram o surf português nos Jogos Olímpicos de Paris'2024: Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot. Ambas, tiveram sortes distintas.
Muito interventiva desde o início, Hopkins mostrou-se desde cedo adaptada às condições do mar em Huntington Beach. Prova disso é a pontuação combinada de 11,63 pts, tendo sido apenas derrotada pela norte-americana Lakey Peterson (13,00 pts), top mundial e antiga vencedora do competição.
Ao atingir a ronda 3, a surfista algarvia já igualou a sua melhor performance neste campeonato, o 9.º posto obtido em 2021.
Por sua vez, Teresa Bonvalot não foi além do quarto lugar no heat, com o score combinado de 8,53 pts.
Depois de uma primeira metade de bateria mais apagada, a vigente campeã nacional reagiu, mas não foi suficiente para seguir em competição, tal como a havaiana Nora Liotta (8,67 pts). Bonvalot despede-se de Huntington Beach com o 25.º lugar.
As eliminações de Teresa e Kika a juntar às derrotas de Frederico Morais e Guilherme Ribeiro na jornada inaugural deixam Yolanda Hopkins como a única representante do surf português no US Open of Surfing, na chegada aos dois últimos dias de prova.
Para a campeã nacional Open em 2019, a próxima adversária é a havaiana Keala Tomoda-Bannert, na sexta bateria da ronda 3.
Curiosamente, estas duas surfistas já se encontraram na mesma fase do Sydney Surf Pro, então com vitória para Yolanda em Narrabeen, naquela que foi a primeira vez que a vice-campeã mundial ISA em 2021 meteu o pé nos quartos-de-final de uma etapa da Challenger Series.
Em caso de vitória, a diplomada olímpica em Tóquio'2020 já sabe que vai encontrar nos 'quartos' duas surfistas com rodagem do CT: Lakey Peterson e a australiana Bronte Macaulay.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram