Curto, mas marcado por surpresas. Foi assim o terceiro dia de competição do Ballito Pro, terceira etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Com o mar de Willard Beach a oferecer ondas pequenas e o vento desforável, apenas quatro baterias foram colocadas na água, heats esses respeitantes à ronda 2 do evento feminino. Pouco mais de duas horas de surf.
Numa jornada em que não houve surfistas portuguesas em ação, três competidoras do top 10 do ranking não evitaram a eliminação de primeira, na ronda que marca a estreia das cabeças-de-série.
O maior destaque vai para o afastamento da prodigiosa Erin Brooks, vigente líder do ranking feminino.
Após uma perna australiana imaculada, venceu na Gold Coast e foi finalista vencida em Sydney, desta vez a jovem surfista de 16 anos teve uma fugaz passagem pelo evento sul-africano, tendo assim em risco o comando do ranking.
Pelo caminho ficaram igualmente as antigas tops mundiais Macy Callaghan e Alyssa Spencer, atuais sétima e nona classificadas do ranking, respetivamente.
Nota também para o desempenho da francesa Vahine Fierro. Depois da histórica vitória obtida como wildcard no Tahiti Pro , disputado nos tubos épicos de Teahupoo, agora Vahine brilhou num registo totalmente diferente.
Em mar pequeno, a surfista que vai participar nos Jogos Olímpicos de Paris'2024 fez a melhor pontuação combinada do dia, com 15,00 pts.
Vahine Fierro
WSL/Kody McGregor
Sierra Kerr, campeã do mundo Júnior da World Surf League (WSL), a antiga top mundial Isabella Nichols e a nipónica Minami Nonaka conquistaram as restantes baterias realizadas.
Recorde-se que na ronda 2 da prova feminina, as portuguesas Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes encontram-se na sexta bateria, com a companhia da australiana Bronte Macaulay (atual campeã em título do Ballito Pro) e da gaulesa Tessa Thyssen.
Por sua vez, Francisca Veselko vai surfar na oitava e última bateria, enfrentando a antiga top mundial Luana Silva, a costarriquenha Leilani McGonagle e a nipónica Anon Matsuoka.
As duas primeiras classificadas de cada heat avançam para a ronda 3, já disputada em formato 'woman-on-woman'.
No setor masculino do Ballito Pro, o surf português já não tem representação após as derrotas de Frederico Morais, Guilherme Ribeiro e do atual campeão nacional Joaquim Chaves.
Segundo as previsões, que não se afiguram muito prometedoras para o que resta da janela de espera, o mar não deverá apresentar grandes melhorias esta sexta-feira. A chamada está marcada para as 5h30 (hora de Portugal continental).
O período de espera do Ballito Pro estende-se até segunda-feira, dia 8 de julho.
Através da rede de livecams , podes visua li zar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram