Terminou esta sexta-feira o Eurosurf Júnior versão 2024, evento que decorreu nas ondas da Praia do Mirante, em Santa Cruz, desde há uma semana a esta parte.
A Seleção Nacional chegou ao dia das finais com seis atletas ainda em prova: cinco surfistas e um longboarder.
Deste lote, apenas Mel Canhoto, em Sub-16 feminino, falhou o acesso à final das medalhas, sendo afastada na derradeira bateria das repescagens. Desta forma, Portugal amealhou um total de cinco medalhas individuais e uma coletiva.
Entre os competidores que atingiram o heat de todas as decisões, Francisco Freitas foi quem esteve em maior destaque ao sagrar-se campeão europeu Sub-18 de longboard.
O também atual campeão nacional Sub-18 da modalidade arrecadou a medalha de ouro, com o score combinado de 14,84 pts, deixando para trás o gaulês Raony Portilla (13,23 pts), o neerlandês Douwe Robroch (11,36 pts) e o britânico Arthur Randell (11,00 pts).
Entre os surfistas que atingiram as finais, o melhor desempenho coube à local Maria Salgado na final da categoria Sub-18 feminina.
A local de Santa Cruz obteve o terceiro lugar, ficando na frente da compatriota Erica Máximo, curiosamente as duas surfistas que este fim de semana vão discutir o título nacional Sub-20, também em Santa Cruz.
Por sua vez, Matias Canhoto e Jaime Veselko alcançaram a medalha de cobre (4.º lugar) nas categorias Sub-18 e Sub-16 masculino, respetivamente.
Contas feitas, Portugal fechou o Eurosurf Júnior no terceiro lugar da classificação coletiva, repetindo a performance registada há dois anos neste mesmo evento.
O conjunto luso ficou longe das duas primeiras posições, ocupadas pela França (vice-campeã europeia) e a vizinha Espanha, que renovou o título continental.
Em termos individuais, o seleção italiana assumiu-se como a grande surpresa. Nenhuma outra nação arrecadou mais medalhas de ouro a nível individual. Tudo graças às vitórias de Leonardo Apreta e Caimi Ginger em Sub-18 masculino e longboard Sub-18 feminino, respetivamente.
Atleta mais jovem do evento, Caimi arrebatou o metal mais precioso com uma performance histórica, somando 18,17 pts em 20 possíveis na final.
Outra jovem a brilhar nas ondas da Praia do Mirante foi a francesa Tya Zebrowski. A surfista de 13 aninhos é a nova campeã europeia Sub-16, sendo que também vice-campeã da categoria Sub-18 feminina.
Categoria essa em que a espanhola Annette Gonzalez Etxabarri levou a melhor, surfista que é igualmente a atual detentora do título europeu Júnior da World Surf League (WSL).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram