A história repete-se! Tal como em 2022, Teresa Bonvalot conquistou o título nacional de surf de forma antecipada no arquipélago dos Açores.
Este domingo, dia final do Allianz Ribeira Grande Pro, Teresa sagrou-se campeã nacional Open pela quinta vez na carreira, sucedendo a Francisca Veselko no topo da hierarquia do surf português.
Bonvalot chegou à Praia do Areal de Santa Bárbara (lado poente) a precisar de atingir às meias-finais para carimbar novo título e não facilitou nessa tarefa.
Depois de já ter feito o melhor score combinado (12,55 pts) da ronda inaugural, a surfista de Cascais selou o título com novo triunfo categórico na ronda 2, sendo novamente a única competidora a entrar na casa dos dois dígitos.
Na segunda bateria, Teresa deu espetáculo no pequeno mar do Areal de Santa Bárbara anotando a melhor pontuação combinada do evento feminino (14,50 pts) e as duas melhores ondas (7,50 pts e 7,00 pts).
A esta conquista, Bonvalot já juntou em Ribeira Grande o também quinto título de campeã do sub-troféu Allianz Triple Crown, composto pelas três etapas que têm a seguradora alemã como patrocinador principal.
Conforme já mencionado, este é o quinto título nacional Open da carreira de Teresa Bonvalot. Aos 24 anos, repete as conquistas já conseguidas em 2014, com apenas 14 anos, 2015, 2020 e 2022.
"Estou contente. O primeiro título foi há 10 anos. Já lá vão uns aninhos. Até é estranho pensar dessa forma. Muita coisa mudou desde essa altura, mas a paixão que tenho pelo surf é a mesma. Tornei-me uma atleta com maior consistência e experiência. Sempre tive objetivos muito claros na minha cabeça. Sou uma surfista que luta muito pelo que quer. Tenho isso muito ciente na minha mente. Sinto que estou num bom caminho", disse a nova campeã nacional de surf em entrevista concedida à 'Sport TV'.
É igualado o número de conquistas de Vasco Ribeiro no setor masculino, onde é o surfista com maior número de títulos. Entre as senhoras, apenas a histórica Patrícia Lopes possui mais cetros nacionais do que Teresa, com 11 coroas.
Para completar o ramalhete, a surfista que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris'2024 irá procurar vencer a quarta e penúltima etapa da presente edição da Liga MEO Surf.
Em caso de vitória, a antiga campeã europeia da World Surf League (WSL) assegura o terceiro triunfo em quatro etapas disputadas e torna-se na primeira competidora a bisar no Allianz Ribeira Grande Pro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram