Depois das emoções fortes do memorável Tahiti Pro, o circuito mundial de surf de 2024 prossegue já esta semana nas águas da América Central, com o início do período de espera do El Salvador Pro, sétima etapa da presente época.
Pelo terceiro ano consecutivo as direitas do point break de Punta Roca recebem os melhores surfistas do planeta.
A três dias da abertura da janela de espera, que estende-se até ao dia 15 de junho, a World Surf League (WSL) já revelou o heat draw do event, bem como os surfistas que foram contemplados com os dois wildcards, um para o setor masculino e o outro para as senhoras.
Tal como na edição transata, o local Bryan Perez e a costarriquenha Leilani McGonagle foram os surfistas que receberam os convites para defrontarem a elite mundial do surf.
Ambos, integram um quadro de competição onde a grande novidade face às etapas anteriores é a inclusão do brasileiro João Chianca.
Após a lesão sofrida em dezembro último nos tubos de Pipeline na sequência de um violento wipeout, que deixou Chumbinho fora de combate na primeira metade do ano, o regresso à divisão máxima do surf mundial parece estar para muito breve.
O irmão do big rider Lucas Chumbo, que recebeu um wildcard da WSL para disputar o restante da presente época e a próxima temporada, surge inserido na terceira bateria da ronda inaugural.
Os oponentes do surfista sul-americano serão o australiano Ryan Callinan e o norte-americano Griffin Colapinto, atual número dois mundial e finalista vencido do El Salvador Pro em 2023.
Recorde-se que a concretizar-se a aparição em Punta Roca, este não será o regresso à competição de João Chianca, uma vez que no passado mês de maio participou no Gold Coast Pro, etapa inaugural do circuito Challenger Series de 2024.
Nas direitas de Snapper Rock, o surfista de 24 anos mostrou ritmo apesar da longa paragem, tendo alcançado o quinto posto (eliminado nos quartos-de-final).
Na ronda 1 masculina, nota ainda para a bateria que juntará dois antigos campeões mundiais de surf. O quinto heat terá em ação os brasileiros Italo Ferreira, recém-coroado campeão do histórico Tahiti Pro, e Gabriel Medina, que ainda não conheceu o sabor da vitória no CT versão 2024.
O emparelhamento da bateria fica completo com o italiano Leo Fioravanti, o único surfista europeu que atualmente compete a tempo inteiro no circuito mundial de surf.
Já o wildcard Bryan Perez medirá forças com o havaiano John John Florence, novo líder do ranking mundial, e o australiano Liam O'Brien.
Quanto à ronda inaugural da prova feminina, a wildcard Leilani McGonagle vai dividir o lineup de Punta Roca com a costarriquenha Brisa Hennessy, nova detentora da licra amarela, e a havaiana Bettylou Sakura Johnson.
Destaque igualmente para a bateria que vai abrir as hostilidades. Heat esse que junta a vigente campeã mundial Caroline Marks, a francesa Johanne Defay (vencedora da etapa de Peniche) e a bicampeã do mundo Tyler Wright.
Recorde-se que nos setores masculino e feminino, os vencedores de cada heat avançam diretamente para a ronda 3, enquanto os restantes surfistas terão de passar pela repescagem, onde a derrota já dita a eliminação do campeonato.
Em relação a 2023, já é certo que teremos um novo vencedor do El Salvador Pro na prova masculina, pois o bicampeão mundial Filipe Toledo está ausente.
Entre as senhoras, Caroline Marks defende a conquista obtida na campanha passada, ela que ainda não subiu ao lugar mais alto do pódio em 2024.
Heats ronda 1 feminina:
HEAT 1: Johanne Defay (FRA), Caroline Marks (USA), Tyler Wright (AUS)
HEAT 2: Brisa Hennessy (CRC), Bettylou Sakura Johnson (HAW), Leilani McGonagle (CRC)
HEAT 3: Caitlin Simmers (USA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Lakey Peterson (USA)
HEAT 4: Molly Picklum (AUS), Gabriela Bryan (HAW), Sawyer Lindblad (USA)
Heats ronda 1 masculina:
HEAT 1: Ethan Ewing (AUS), Rio Waida (IDN), Matthew McGillvray (RSA)
HEAT 2: Jack Robinson (AUS), Crosby Colapinto (USA), Connor O'Leary (JPN)
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA), Ryan Callinan (AUS), Joao Chianca (BRA)
HEAT 4: John John Florence (HAW), Liam O'Brien (AUS), Bryan Perez (SLV)
HEAT 5: Italo Ferreira (BRA), Gabriel Medina (BRA), Leonardo Fiorvanti (ITA)
HEAT 6: Jordy Smith (RSA), Ramzi Boukhaim (MOR), Seth Moniz (HAW)
HEAT 7: Jake Marshall (USA), Kanoa Igarashi (JPN), Imaikalani deVault (HAW)
HEAT 8: Barron Mamiya (HAW), Cole Houshmand (USA), Yago Dora (BRA)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram