O evento especial J-Bay Classic, que está na sua primeira edição, prosseguiu esta quinta-feira, com o segundo dia de ação.
Se na véspera foram as pranchas twin fin a ditar lei, hoje a jornada foi dedicada em exclusivo à ronda com pranchas thruster.
Único surfista luso convidado para o evento sul-africano, Frederico Morais esteve novamente dentro de água a competir.
Kikas voltou a dar-se bem nas famosas direitas de Supertubes. O surfista de 32 anos saiu vencedor da bateria inaugural da ronda.
Com o score combinado de 6,67 pts (apenas valeu a melhor onda efetuada), Morais derrotou o australiano Mark Occhilupo (4,57 pts) e o sul-africano Steven Sawyer (3,53 pts), antigos campeões mundiais de surf e longboard, respetivamente.
Na prova masculina, o brasileiro Adriano de Souza foi o surfista em maior evidência. O campeão do mundo em 2015 foi o autor da melhor onda do dia, somando 8,03 pts.
Quem esteve mais perto desse registo foi o sul-africano Luke Thompson, com 8,03 pts, no triunfo arrecadado na segunda bateria.
O outro heat disputado teve Michael February (7,67 pts) como vencedor. Até ao momento, o antigo top mundial é o único surfista que levou de vencida todos os heats já realizados.
Ao contrário do que estava inicialmente previsto, haverá lugar a uma ronda bónus para a definição dos semi-finalistas, já em formato 'man-on-man'.
Depois de surfarem com pranchas twin fin e thruster, desta feita os competidores poderão escolher livremente qual destes dois modelos de prancha é que terão debaixo dos pés.
No heat inaugural da ronda bónus, Frederico Morais enfrenta dois surfistas sul-africanos: Luke Thompson (vencedor dos trials) e Sean Holmes.
Já na prova feminina, a prodigiosa Sierra Kerr brilhou com o melhor score da ronda de thruster, anotando 7,33 pts, na vitória diante das antigas tops mundiais Coco Ho, a surfista mais forte na véspera, e Sally Fitzgibbons.
Na outra bateria colocada na água, a campeoníssima Stephanie Gilmore saboreou o triunfo.
Recorde-se que o período de espera do J-Bay Classic prolonga-se até domingo, dia 23 de junho. Esta sexta-feira, a chamada acontece às 6h45 (hora de Portugal continental).
Mediante as previsões, que apontam para a subida do mar, a prova africana deverá ser retomada.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram