Terminou com uma histórica vitória portuguesa o Longboard Festival Ferrol, segunda e última etapa do QS regional europeu versão 2023/2024, onde estava em jogo o acesso ao circuito mundial da modalidade.
Aos 21 anos de idade, António Dantas conquistou pela primeira vez um evento da World Surf League (WSL), protagonizando um momento grandioso para o longboard luso nas águas do país vizinho.
Nas ondas da Playa da Fragata, na região espanhola da Galiza, o jovem longboarder português esteve em grande plano no dia final, onde venceu as três baterias que surfou.
A campanha de António começou com uma sólida vitória nos quartos-de-final, na mesma bateria em que o seu irmão, João Dantas, acedeu às meias-finais.
Em sentido inverso, Frederico Carrilho e Francisco Freitas ficaram pelo caminho, alcançando a 13ª posição.
Depois, nas meias-finais, Dantas somou novo triunfo num heat em que João (atual campeão nacional Open) foi eliminado, despedindo-se de Ferrol no quinto posto.
Na final disputada a quatro longboarders e na qual era o único não francês, António Dantas arrecadou a vitória após uma exibição de excelência. Literalmente, guardou o melhor para o fim, com uma performance memorável.
O goofy de São Pedro do Estoril registou 17,94 pts em 20 possíveis para o qual contribuiu uma onda de 9,17 pts.
Todo um desempenho que permitiu a António superar o consagrado Edouard Delpero (16,87 pts), que até fez a melhor onda da final (9,27 pts). Roland Lefeuvre (15,77 pts) e Martin Coret (12,40 pts) ocuparam a terceira e quarta posições, respetivamente.
Desta forma, António Dantas ficou às portas de uma inédita qualificação para o circuito mundial de longboard, falhando por um lugar essa proeza.
O longboarder de 21 anos concluiu a temporada no terceiro posto do ranking, ficando a somente meia centena de pontos do apuramento mundialista.
Com Edouard Delpero (novo campeão europeu da WSL) e o britânico Ben Skinner já apurados em virtude das prestações do ano passado a nível mundial, Martin Coret garantiu a terceira vaga europeia, ao terminar na segunda posição do ranking. Nota ainda para o sexto lugar de João Dantas.
Na prova feminina, a vitória foi obtida pela gaulesa Zoe Grospiron após final marcada por pontuações combinadas muito baixas. A também francesa Alice Lemoigne sagrou-se campeã da Europa.
A jornada de todas as decisões já não contou com participação portuguesa, depois das eliminações da vigente campeã nacional Raquel Bento e da estreante Carolina Mendes na véspera.
Raquel foi afastada na ronda 1. Ronda essa em que Carol saiu vencedora, acabando por ser derrotada nos quartos-de-final.
Bicampeã nacional de surf e que recentemente tem vindo a apostar no pranchão, Carolina Mendes alcançou o 13º posto na sua estreia em competições de longboard da WSL.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram