Depois de três lay days consecutivos, o passado sábado marcou finalmente a ida para a água do Tahiti Pro, sexta etapa do circuito mundial de surf de 2024 e a primeira após o cut de meio da época.
Neste primeiro dia de ação, Teahupoo ofereceu belos tubos numa jornada na qual os wildcards de luxo saíram vitoriosos, as mulheres deram espetáculo, ocorreram as primeiras eliminações na competição feminina e foram registadas várias surpresas nas 16 baterias colocadas nas águas do Oceano Pacífico.
Na ronda 1 da prova masculina, os antigos campeões mundiais John John Florence, Gabriel Medina e Italo Ferreira entraram a ganhar na famosa bancada taitiana, tendo conseguido o apuramento direto para a ronda 3.
Porém, o maior destaque foi para o australiano Ryan Callinan e o wildcard... Kelly Slater, que também saborearam a vitória.
Na sétima e penúltima bateria, Ryan fez o melhor score combinado da ronda inaugural com 15,60 pts na vitória diante do compatriota Liam O'Brien (11,60 pts) e do havaiano Barron Mamiya (9,90 pts), que foram atirados para a ronda de repescagem, onde a derrota já vale a eliminação.
Antes, logo no terceiro heat, Kelly Slater, cinco vezes vencedor do Tahiti Pro, somou 14,50 pts, uma performance que relegou para a repescagem o marroquino Ramzi Boukhiam (12,83 pts) e Jack Robinson (11,24 pts), surfista que é o campeão em título do evento taitiano.
'Robbo' vai agora jogar a sua continuidade em prova com o brasileiro Yago Dora, numa bateria que promete aquecer o lineup de Teahupoo.
Quem também terá obrigatoriamente de passar pela repescagem é Griffin Colapinto, atual líder do ranking mundial. O surfista californiano não entrou com o pé direito no Tahiti Pro, pois não foi além do terceiro posto (11,47 pts) no confronto com o wildcard Mihimana Braye (11,66 pts), vencedor dos trials, e o brasileiro Italo Ferreira (13,30 pts).
Este dia inaugural do Tahiti Pro não correu de feição aos vigentes líderes dos rankings, pois no setor feminino Caitlin Simmers foi surpreendentemente eliminada de primeira, o que deixa a licra amarela em risco.
Finalista vencida da competição taitiana em 2023 e vencedora já este ano nos tubos de Pipeline, Simmers acabou derrotada pela compatriota e rookie Sawyer Lindblad na bateria inaugural da repescagem.
Sawyer foi uma das surfistas da jornada, uma vez que na ronda anterior anotou a melhor onda do dia, com 9,43 pts. Curiosamente, esta foi a única onda surfada por Lindblad nesse heat.
A prova feminina foi marcada por outras surpresas. Número dois mundial na chegada ao Taiti, Johanne Defay também caiu de primeira após derrota às mãos da bicampeã mundial Tyler Wright.
Outra surfista que também já ficou pelo caminho foi a havaiana Bettylou Sakura Johnson na sequência da reedição do duelo com a australiana Molly Picklum, tal como sucedeu nos cilindros de Pipe e em Sunset Beach. Em todos estes embates, Pickles' levou sempre a melhor.
Vinda do triunfo em Margaret River, na West Oz, a havaiana Gabriela Bryan teve uma passagem fugaz por Teahupoo, sendo eliminada na ronda de repescagem.
Por sua vez, a wildcard Carissa Moore consumou o regresso à elite mundial com uma vitória na ronda 1. Recorde-se que a cinco vezes campeã do mundo irá retirar-se da competição após as Olimpíadas de Paris'2024, cuja prova de surf terá lugar precisamente em Teahupoo.
A atual campeã mundial Carolina Marks e a brasileira Tatiana Weston-Webb também iniciaram a campanha de forma vitoriosa, assim como a wildcard Vahine Fierro, que dominou a cena.
A competir em casa, Fierro fez total uso do conhecimento local e brilhou ao cravar a melhor pontuação combinada da ronda 1 feminina, com 16,13 pts e para o qual contribuiu uma onda de 9,33 pts.
Terceira classificada nas duas últimas edições do Tahiti Pro, sempre beneficiando do estatuto de convidada, a antiga campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) promete mais uma vez ser uma grande dor de cabeça para as tops mundiais.
Nos quartos-de-final, Vahine tem encontro com marcado com Molly Picklum, naquele que se espera que venha a ser um super heat nos tubos de Teahupoo.
Este domingo, a chamada está marcada para as 18h00 (hora de Portugal continental).
Resultados ronda 1 feminina:
HEAT 1: Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.34 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 8.16, Gabriela Bryan (HAW) 1.53
HEAT 2: Vahine Fierro (FRA) 16.13 DEF. Caitlin Simmers (USA) 14.17, Tyler Wright (AUS) 2.30
HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 10.93 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 10.20, Johanne Defay (FRA) 9.10
HEAT 4: Caroline Marks (USA) 12.67 DEF. Sawyer Lindblad (USA) 9.43, Molly Picklum (AUS) 4.17
Resultados ronda 1 masculina:
HEAT 1: Ethan Ewing (AUS) 13.23 DEF. Seth Moniz (HAW) 12.33, Connor O'Leary (JPN) 7.66
HEAT 2: John John Florence (HAW) 13.77 DEF. Rio Waida (INA) 9.60, Yago Dora (BRA) 7.80
HEAT 3: Kelly Slater (USA) 14.50 DEF. Ramzi Boukhiam (MAR) 12.83, Jack Robinson (AUS) 11.24
HEAT 4: Italo Ferreira (BRA) 13.30 DEF. Mihimana Braye (PYF) 11.66, Griffin Colapinto (USA) 11.47
HEAT 5: Jordy Smith (RSA) 12.77 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 11.43, Crosby Colapinto (USA) 10.56
HEAT 6: Gabriel Medina (BRA) 11.90 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 6.80, Jake Marshall (USA) 2.20
HEAT 7: Ryan Callinan (AUS) 15.60 DEF. Liam O'Brien (AUS) 11.60, Barron Mamiya (HAW) 9.90
HEAT 8: Kanoa Igarashi (JPN) 13.10 DEF. Cole Houshmand (USA) 11.70, Leonardo Fioravanti (ITA) 5.14
Resultados ronda de repescagem feminina:
HEAT 1: Sawyer Lindblad (USA) 9.06 DEF. Caitlin Simmers (USA) 8.76
HEAT 2: Molly Picklum (AUS) 7.73 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 6.94
HEAT 3: Tyler Wright (AUS) 14.60 DEF. Johanne Defay (FRA) 13.76
HEAT 4: Brisa Hennessy (CRC) 8.63 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 3.90
Heats ronda de repescagem masculina:
HEAT 1: Griffin Colapinto (USA) vs. Mihimana Braye (PYF)
HEAT 2: Cole Houshmand (USA) vs. Leonardo Fioravanti (ITA)
HEAT 3: Jack Robinson (AUS) vs. Yago Dora (BRA)
HEAT 4: Liam O'Brien (AUS) vs. Ramzi Boukhiam (MAR)
HEAT 5: Jake Marshall (USA) vs. Connor O'Leary (JPN)
HEAT 6: Imaikalani deVault (HAW) vs. Rio Waida (INA)
HEAT 7: Barron Mamiya (HAW) vs. Matthew McGillivray (RSA)
HEAT 8: Crosby Colapinto (USA) vs. Seth Moniz (HAW)
Heats quartos-de-final feminino:
HEAT 1: Brisa Hennessy (CRC) vs. Carissa Moore (HAW)
HEAT 2: Caroline Marks (USA) vs. Sawyer Lindblad (USA)
HEAT 3: Molly Picklum (AUS) vs. Vahine Fierro (FRA)
HEAT 4: Tyler Wright (AUS) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram