A temporada de 2024 do Junior Tour, onde estão em jogos os títulos nacionais Sub-20, tem arranque marcado para este fim de semana (6 e 7 de abril).
O Projunior Porto & Matosinhos é a primeira de quatro etapas em agenda para a nova época.
Em plena contagem decrescente para o evento que também abre a 10ª edição da Porto & Matosinhos Wave Series, já foi divulgado o quadro de competição (masculino e feminino).
No sábado, a primeira chamada acontece às 7h30 (hora de Portugal continental) na Praia de Matosinhos, junto ao Onda Pura Surf Center.
Martim Nunes e Gabriela Dinis são os campões nacionais em título, bem como os vencedores da última edição da etapa nortenha.
"Ser bicampeão nacional Pro Júnior dá-me mais motivação e confiança. Foi bom ter conquistado esses títulos, mas estamos num novo ano e começa tudo do zero. Estou focado nos meus objetivos. No primeiro ano foi com duas etapas e no ano passado foi com três. Não houve grandes diferenças porque fui sempre pensando etapa a etapa, nem estava a pensar no título. Queria simplesmente dar o meu melhor e acabei por conquistar os títulos. O Porto é um lugar que gosto muito e já me dei bem no passado. Estou com muita vontade de competir e espero que deem altas ondas como no ano passado, o que dá sempre uma motivação extra. Espero ter um bom campeonato e conseguir fazer bons heats e bom surf. E, ao mesmo tempo, tentar divertir-me ao máximo", refere Martim Nunes, bicampeão nacional Sub-20.
“Vou focar-me heat a heat e tentar mostrar bom surf. A vitória nesta etapa no ano passado deu-me conforto para o resto do circuito e espero começar bem novamente no Porto. Por vezes, as ondas do Porto e Matosinhos podem ser imprevisíveis, mas no ano passado deu boas ondas e espero que este ano seja igual. Os meus objetivos são vencer a etapa e sagrar-me bicampeã nacional Pro Júnior", disse Gabriela Dinis.
Os surfistas da nova geração da zona Norte vão ter oportunidade de competir diante do seu público e procurar tirar vantagem do conhecimento local. Kekoa Hummel é um desses talentos emergentes.
"Tenho expetativas altas para esta primeira etapa do Junior Tour. Espero passar uns heats, fazer boas ondas e colocar uns bons scores já que vou disputar esta competição na minha praia. Isto é também algo a destacar nesta competição, porque para além de dar protagonismo às ondas da nossa costa, o Pro Junior Porto & Matosinhos traz ao Norte uma competição que junta os melhores surfistas juniores de todo o país. Este ano quero continuar a evoluir no meu surf, com consistência, bons resultados nos heats e divertir-me a surfar com os meus amigos."
Toda a ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada em direto através de sistema de live score no sítio oficial de internet da Associação Nacional de Surfistas, bem como nas demais plataformas institucionais da ANS.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram