Terminou no passado sábado o Wahine Bodyboarding Pro, evento brasileiro 100% feminino e que foi a segunda etapa do circuito mundial de bodyboard de 2024.
Pelo terceiro ano consecutivo, a prova disputada nas ondas Praia do Solemar, em Jacaraípe (Espírito Santo), atribuiu o título mundial Master, decidido em formato de etapa única.
À semelhança do que sucedeu nos dois anos anteriores, Catarina Sousa esteve perto de sagrar-se campeã do mundo. A experiente bodyboarder portuguesa foi novamente vice-campeã mundial, repetindo a prestação obtida em 2023.
Mais uma vez, a pluricampeã nacional de bodyboard só foi travada por Mariana Nogueira, que sagrou-se tricampeã do mundo Master, igualando o número de títulos mundiais Open que possui.
Na final, Mariana teve um desempenho de excelência, não dando chances à antiga campeã europeia. Nogueira somou 17,25 pts em 20 possíveis, enquanto Sousa fez a pontuação combinada de 13,75 pts.
Foi o culminar de um dia das finais no qual a fundadora da escola Boogie Chicks começou por bater a brasileira Naara Carolyne nos quartos-de-final, seguindo-se a vitória diante de Daniela Freitas, campeã do mundo em 1996 e 1997.
Na armada lusa presente na Praia do Solemar, a jovem Luana Dourado também esteve em grande plano.
A vigente vice-campeã mundial Júnior foi finalista vencida precisamente da prova destinada às bodyboarders mais novas.
Luana, de apenas 14 anos de idade, foi derrotada pela brasileira Luna Hardman, filha da lendária Neymara Carvalho.
Curiosamente, na ronda 6 da categoria Pro, Dourado surpreendeu ao eliminar a cinco vezes campeã do mundo e vencedora da prova em 2022.
Na divisão principal, a jovem bodyboarder conquistou diversos heats e obteve o quinto lugar, tal como Teresa Padrela, atual campeã nacional Open. Ambas, atingiram os quartos-de-final, já em fase 'woman-on-woman'.
Aí, Luana Dourado foi derrotada pela nipónica Yuka Nishimura, enquanto a brasileira Maylla Venturin bateu Teresa Padrela.
O triunfo na categoria Pro foi arrecadado pela japonesa Sari Ohhara. Derrotando Luna Hardman, tal como já tinha acontecido na primeira etapa do ano em Marrocos, a campeã do mundo em exercício conquistou pelo segundo ano consecutivo o Wahine Bodyboard Pro, mantendo a invencibilidade na presente temporada e reforçando a liderança do ranking mundial.
Nota ainda para o triunfo de Alice Teotónio na categoria Open, que é amadora. Com o score combinado de 14,25 pts, Alice venceu a final onde a também portuguesa Filipa Freitas alcançou o terceiro posto.
Depois da passagem pelo Brasil, o Mundial de Bodyboard vai continuar pela América do Sul, mas desta vez no Chile, país que acolhe as próximas duas etapas.
O Iquique Bodyboard Pro tem o período de espera de 1 a 10 de maio, tendo em ação três categorias: Open, Feminino e Pro Júnior masculino.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram