Ao terceiro dia de competição, que marcou o regresso da prova a Supertubos, o MEO Rip Curl Pro Portugal ficou sem representantes portugueses.
Isto após as eliminações dos campeões nacionais Open, Joaquim Chaves e Francisca Veselko, na véspera, dia em que a competição desenrolou-se na Praia do Molhe Leste.
No espaço de 80 minutos consecutivos, Frederico Morais e Matias Canhoto foram afastados da terceira etapa do circuito mundial de surf de 2024, tendo sido eliminados na ronda 3. Ambos, alcançaram a 17ª posição.
O primeiro surfista luso a ficar pelo caminho foi Kikas na oitava bateria, onde defrontou o brasileiro Yago Dora. Frederico teve um início positivo e saiu na frente após as primeiras trocas de ondas, mas Dora acabou por dar a volta ao texto, agarrado ao seu jogo aéreo.
Primeiro com uma onda na casa da excelência (9,00 pts) e depois com outra de 6,77 pts, que perfizeram o score combinado de 15,77 pts contra os 13,00 pts somados por Morais.
Desta forma, Frederico Morais repetiu o resultado alcançado na edição de 2022. Com a performance verificada em Supertubos, o surfista de 32 anos vai agora decidir na perna australiana (Bells Beach e Margaret River) a continuidade no CT, uma vez que após essas duas etapas haverá o cut, que deixará a divisão máxima do surf mundial reduzida a 22 surfistas.
Quanto ao local Matias Canhoto, que durante 20 minutos ainda dividiu o lineup com Frederico Morais por causa do sistema de heats sobrepostos, foi derrotado pelo australiano Jack Robinson, finalista vencido da edição passada.
'Robbo' fez o somatório de 11,90 pts contra os 7,40 pts obtidos pelo surfista de apenas 16 anos de idade, que bem tentou reverter a situação.
Recorde-se que esta foi a inesperada estreia de Matias Canhoto numa etapa da divisão máxima do surf mundial, tendo conseguido avançar diretamente da ronda 1 para a ronda 3. O competidor de Peniche foi chamado à última hora para substituir o lesionado Kelly Slater.
Quanto às restantes baterias desta ronda 3, destaque para as performances arrebatadoras de Ítalo Ferreira e Gabriel Medina, que já estão nos oitavos-de-final, fase em que terão dois duelos explosivos contra surfistas australianos.
Ítalo mede forças com o atual vice-campeão mundial Ethan Ewing, enquanto Medina defronta Jack Robinson. O vigente líder do ranking mundial John John Florence também é outro dos surfistas que já garantiu bilhete entre os 16 melhores deste MEO Rip Curl Pro Portugal.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram