O surf luso ficou sem representantes na prova feminina do MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2024.
Única surfista lusa em prova, a wildcard Francisca Veselko foi eliminada na ronda de repescagem do evento que este domingo tem como palco a Praia do Molhe Leste.
Na bateria inaugural da fase que ditou as primeiras eliminações da prova feminina, que estreou-se este domingo, a atual campeã nacional Open obteve o terceiro posto (7,07 pts).
Kika foi suplantada por duas surfistas norte-americanas de diferentes gerações: a experiente Lakey Peterson (11,07 pts) e a prodigiosa Caitlin Simmers (11,90 pts), que levou de vencida a contenda e continua assim a defesa do título conquistado há um ano na Capital da Onda.
Desta forma, a campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) em 2022 alcançou o 17º posto na primeira aparição numa etapa do CT.
"Estou um bocadinho frustrada. Tinha mais para dar e estava com vontade de dar mais de mim. Infelizmente, não me encontrei muito com as condições. Agora é trabalhar mais. Deu para sentir o que é estar no CT. É aqui que quero estar", afirmou a surfista de 20 anos.
Com as eliminações de Joaquim Chaves e Francisca Veselko neste domingo, o contingente luso em Peniche ficou reduzido a Frederico Morais, único surfista português a tempo inteiro no CT, e ao local Matias Canhoto, que foi chamado à última hora para substituir o lesionado Kelly Slater.
Ambos, encontram-se na ronda 3 da prova masculina, que não será hoje disputada.
Nessa fase, Kikas vai medir forças com o brasileiro Yago Dora na oitava bateria, enquanto Canhoto defronta o australiano Jack Robinson no heat seguinte.
Baterias que deverão ser disputadas já esta segunda-feira, dia que deverá marcar o regresso do MEO Rip Curl Pro Portugal à Praia de Supertubos, o mais famoso beach break do Oeste português.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram