Foi logo bem cedo pela manhã, o relógio marcava 7h03 (hora de Portugal continental), quando o MEO Rip Curl Pro Portugal foi retomado em Supertubos, neste que pode ser o dia das finais da terceira etapa do circuito mundial de surf de 2024.
No mais famoso beach break do Oeste português, a jornada arrancou com a realização dos quartos-de-final da prova feminina, antes da interrupção da ação devido à pouca oferta de ondas, na sequência do decréscimo do swell e da maré baixa.
Nas quatro baterias colocadas na água, as surfistas mais experientes ditaram a sua lei em Supertubos, sendo que as quatro semi-finalistas atingiram esta fase pela primeira vez no CT 2024.
Outro dado certo é que Molly Picklum, eliminada na ronda 3, segura a licra amarela, símbolo de líder do ranking mundial.
Pelo segundo ano consecutivo, a surfista 'aussie' vai começar a perna australiana como número 1 mundial.
Tudo porque os quartos-de-final ditaram o afastamento das duas surfistas (Bettylou Sakura Johnson, Caroline Marks) ainda em competição que poderiam roubar a liderança de 'Pickles'.
Em Supertubos, a manhã começou com derrotas havaianas. Primeiro, a bicampeã mundial Tyler Wright (12,67 pts) levou a melhor sobre Gabriela Bryan (11,27 pts).
Depois, Tatiana Weston-Webb, campeã do evento em 2022, venceu Bettylou Sakura Johnson, fazendo a melhor onda da ronda (7,83 pts). Tati entrou forte, a jovem Bettylou respondeu na segunda metade da bateria, mas já não foi a tempo de dar a volta ao texto.
A seguir, num confronto entre diferentes gerações do surf norte-americano, Lakey Peterson (10,67 pts) bateu a vigente campeã mundial Caroline Marks (10,50 pts) no último suspiro, sabendo da reviravolta já em terra.
A ronda fechou com outro duelo bastante equilibrado e emotivo, também decidido já com as competidoras em terra. A francesa Johanne Defay (12,17 pts) bateu a brasileira Luana Silva (11,93 pts), que tudo fez até à última onda surfada para contrariar a superioridade da oponente europeia.
Desta forma, nas meias-finais, teremos dois duelos entre surfistas da velha guarda do CT: Tyler Wright vs Tatiana Weston-Webb e Lakey Peterson vs Johanne Defay.
Em fase 'woman-on-woman' de uma etapa do circuito mundial de surf, a competidora gaulesa não derrota a antiga vice-campeã do mundo desde o longínquo ano de 2015, então nos quartos-de-final do emblemático US Open of Surfing.
Neste potencial dia das finais, conforme já mencionado, a ação foi interrompida após os quartos-de-final do setor feminino.
Aguardando pela melhoria das condições com a subida da maré, a organização fará nova chamada às 10h45 (hora de Portugal continental) para um potencial início às 11h03.
Caso a prova seja retomada, avança-se para a realização dos quartos-de-final referentes à prova masculina.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram