Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) anunciou o calendário do Mundial de Longboard para a temporada de 2024.
Pelo segundo ano consecutivo, a época vai ser composta por três etapas mais a finalíssima, na qual terá lugar a atribuição dos títulos mundiais num único dia de competição, tal como sucede no circuito mundial de surf.
Finalíssima à qual acede o top 8 do ranking mundial (masculino e feminino) após as três etapas da temporada regular.
Após em 2023 os novos campeões mundiais (os havaianos Kai Sallas e Soleil Errico) terem sido consagrados na icónica onda de Malibu, na Califórnia, este ano a discussão dos títulos acontecerá em El Salvador.
O point break de El Sunzal, que integrou o calendário de 2023, receberá o evento, cujo período de espera é de 9 a 13 de outubro.
Desta forma, a WSL reforça a aposta neste país da América Central, que já acolhe uma etapa do CT desde 2022 a esta parte e nos últimos anos também tem sido palco de diversos Mundiais ISA. Este ano, o Mundial ISA de Longboard também será disputado nas direitas de El Sunzal.
Quanto ao calendário da temporada regular, repetindo o que sucedeu em 2023, a época volta a abrir em Bells Beach, na Austrália. O evento 'aussie' tem a janela de espera de 18 a 21 de julho.
Depois, segue-se a visita à emblemática Huntington Beach, na Califórnia. Mais uma vez, os melhores longboarders do mundo vão dividir o protagonismo com os surfistas do circuito Challenger Series, onde estão em jogo vagas de acesso ao CT.
Porém, a prova de longboard vai realizar-se primeiro, entre os dias 3 e 6 de agosto, de modo a permitir que o surfistas olímpicos regressem de Teahupoo (Taiti) a tempo e horas de participarem no histórico US Open of Surfing.
Por revelar, está ainda o destino da terceira e última etapa da fase regular. Para já, a WSL apenas revelou que a competição será colocada na água em setembro.
Quem sabe se Malibu Beach poderá ser a latitude a visitar, uma vez que salta à vista a ausência no calendário daquela que é considerada a melhor onda do mundo para a prática da modalidade.
As etapas da temporada regular vão contar com 48 longboarders em ação (24 homens e 24 mulheres).
Em cada setor, o lote de atletas é constituído pelo top 10 do ranking mundial em 2023, sete lonbgoarders selecionados pelos circuitos de qualificação espalhados pelo globo, cinco wildcards de temporada e dois wildcards por evento, atribuídos pela WSL.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram