É mais um tsunami no seio do circuito mundial de surf, depois dos recentes anúncios das consagradas Carissa Moore e Stephanie Gilmore.
Desta vez, tudo acontece no setor masculino. Em comunicado oficial da World Surf League (WSL), o atual bicampeão mundial Filipe Toledo anunciou que não irá fazer a restante temporada de 2024 para cuidar da sua saúde mental.
A surpreendente notícia surge poucos dias após a fugaz participação de Toledo no Pipe Pro, etapa que abriu a presente temporada do CT.
Após a ronda inaugural, onde teve um discreto desempenho e caiu para a repescagem, Filipe desistiu do evento havaiano na sequência de uma intoxicação alimentar, conforme revelou a WSL.
Consumado o adeus ao Pipe Pro, houve de imediato quem recorresse às redes sociais para questionar a veracidade da doença do surfista de 28 anos, colocando a tónica no menor à vontade que o competidor brasileiro demonstra em Pipeline, bem como em outras ondas de consequência.
Tal situação, levou mesmo a uma reação pública por parte de Filipe Toledo e mais tarde do seu próprio pai, Ricardo Toledo.
"É de coração pesado que hoje anuncio que desisto da restante temporada de 2024 do CT. A decisão foi difícil de tomar e chega após dias de discussão com aqueles que são mais próximos de mim", começou por dizer o surfista sul-americano, que assegura estar de regresso à divisão máxima do surf mundial em 2025, beneficiando de um wildcard de temporada.
Com a atribuição do wildcard, a solução adotada pela WSL foi igual à verificada com Stephanie Gilmore, que decidiu tomar um ano sabático.
"No passado, sempre fui honesto sobre alguns dos meus desafios, não só com as lesões, mas também com a saúde mental. Na última década, competir ao mais alto nível teve um impacto negativo em mim. Preciso de uma pausa para recuperar para o próximo capítulo da minha carreira. Necessito de estar fora algum tempo para recuperar totalmente e voltar mais forte do que nunca", explicou o primeiro surfista brasileiro da história a arrecadar dois títulos mundiais consecutivos.
Nesta hora do até já, Filipe Toledo deixou igualmente uma palavra ao universo do circuito mundial de surf. "Deu-me tudo. É uma vida de sonho que permitiu experiências incríveis e apoiar a minha família de formas que nunca imaginei. Amo e vivo para isto. Tenho muito respeito por todos os meus colegas no CT (homens e mulheres). São incríveis. Desejo a todos uma grande temporada. Vou estar a assistir", garante.
Top mundial desde 2013, Toledo já amealhou 17 vitórias em etapas, até ao momento, para além dos já mencionados dois títulos mundiais.
No comunicado divulgado, a WSL também anunciou que o lugar de Filipe no CT vai ser ocupado pelo marroquino Ramzi Boukhiam nas quatro etapas que restam até ao cut de meio da temporada.
Ramzi era o suplente do circuito mundial de surf para a primeira metade de 2024, tendo já participado no Pipe Pro, onde tomou o lugar de outro surfista brasileiro, no caso o lesionado João Chianca.
Com Filipe Toledo fora do CT até ao fim do ano, fica por saber se este afastamento do bicampeão mundial de surf também abrange os Jogos Olímpicos de Paris'2024, uma vez que encontra-se qualificado para o evento a disputar nos pesados tubos de Teahupoo, no Taiti.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram