Homepage
- A operacionalização do plano de segurança vai envolver várias entidades, que irão cooperar entre si.
-
-
Durante a semana da Jornada Mundial da Juventude (1 a 6 de agosto), os meios de vigilância nas praias de Cascais vão duplicar de forma a responder a um possível aumento da afluência.
Este aumento de meios consta de um plano divulgado numa sessão pública pelos ministérios da Administração Interna e da Defesa, que visa reforçar a segurança das praias do concelho de Cascais, especialmente durante o período em que decorre no distrito de Lisboa a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A operacionalização deste plano vai envolver várias entidades, nomeadamente Polícia Marítima, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia Municipal e Proteção Civil, que irão cooperar entre si.
"Com a Jornada Mundial da Juventude é esperado um pico de afluência, onde as pessoas irão procurar nas praias um espaço para descansar e refrescar, tornando fundamental a necessidade de meios e equipamentos adequados para garantir a segurança de todos os que usufruem este espaço", justificou na sessão pública o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
O governante destacou o trabalho de cooperação que envolverá todas as entidades, sublinhando a necessidade de garantir a "segurança no mar, no areal e em terra, evitando incidentes como aqueles que ocorreram nas praias de Matosinhos e de Carcavelos (Cascais)". "O melhor é mesmo prevenir e estabelecer estruturas de cooperação", apontou.
Em declarações à agência noticiosa Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, explicou que este plano desenhando para as praias do município durante a JMJ prevê uma duplicação de meios.
"Na próxima semana, que é a semana da Jornada Mundial da Juventude, vamos ter um reforço de meios, quer a nível de Polícia Marítima, que vai estar juntamente com um reforço que vamos fazer nos nadadores-salvadores. Portanto, estamos a falar em cerca de 150 homens e mulheres, nas duas componentes, que vão assegurar a vigilância das nossas praias durante 24 horas por dia", indicou.
O autarca explicou que essa vigilância durante 24 horas é para responder a uma eventual afluência às praias durante a noite e que será feito um reforço de outro tipo de meios "sempre que as circunstâncias o exijam".
Os planos integrados de segurança vão ser implementados em nove praias do concelho de Cascais (Guincho, Cresmina, Duquesa, Conceição, Tamariz, Poça, São Pedro do Estoril, Parede e Carcavelos) e ainda na Piscina Oceânica Alberto Romano e na Piscina Oceânica do Tamariz.
Segundo o capitão da Capitania do Porto de Cascais, Paulo Agostinho, as praias vão ter um reforço total de 34 nadadores-salvadores das 09h00 às 19h00 e de 14 nadadores-salvadores das 19h00 às 09h00 do dia seguinte, enquanto as piscinas vão ser reforçadas com um nadador-salvador cada uma.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
