Homepage

  • Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Francisca Veselko triunfam nos Açores
    25 junho 2023
    arrow
    arrow
  • Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko arrecadaram a Allianz Triple Crown.
  • Quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf versão 2023, o Allianz Ribeira Grande Pro chegou ao fim este domingo na Praia do Monte Verde.

    Depois de três dias de prova na praia localizada na ilha de São Miguel, Joaquim Chaves e Francisca Veselko foram os mais fortes, deixando tudo em aberto na corrida aos títulos nacionais, que serão decididos em Peniche, já no outono.

    Nos Açores, tanto Quim Jó como Kika somaram a segunda vitória na Liga MEO Surf de 2023, sendo que para Joaquim Chaves estes triunfos foram obtidos de forma consecutiva. Ambos, estrearam-se a ganhar este evento e tornaram-se nos primeiros surfistas a bisar na vigente campanha.

    Esta etapa insular, também coroou os vencedores do já histórico sub-troféu Allianz Triple Crown, que distinguiu os surfistas que tiveram os melhores resultados no conjunto das etapas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.

    Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko arrecadaram a Allianz Triple Crown. Para Gui foi uma estreia ao passo que Kika repetiu o feito já alcançado em 2021.

    No setor masculino, Joaquim fez a terceira final consecutiva na Liga MEO Surf, tendo desta feita derrotado o atual campeão nacional Open Guilherme Ribeiro, com o score combinado de 13,05 pts face aos 12,85 pts do adversário.

    “Tenho começado os heats com prioridade. Foi essencial para começar bem a final e escolher as ondas que queria”, explicou Joaquim Chaves. “Consegui escolher duas ondas fortes e fiz dois aéreos que de frontside já é uma manobra que tenho bem 'no pé'. É a primeira vez que estou nesta posição na classificação, por isso há alguma pressão. Tenho ido para os heats tranquilo, a pensar no surf que tenho de fazer e nas ondas que tenho que escolher. Não estou a dar foco nos resultados, por isso vou para a última etapa com essa mesma mentalidade”, finalizou.

    Quanto a Guilherme Ribeiro não gritou vitória, mas recuperou a liderança do ranking nacional, desalojando Vasco Ribeiro, que perdeu na ronda 3, desse lugar tão privilegiado. Desta forma, Gui irá competir na última etapa do ano, em Peniche, com a licra amarela. Eduardo Fernandes e Guilherme Fonseca alcançaram o terceiro lugar.

    No setor feminino, tivemos pela segunda etapa consecutiva duas finalistas orientadas pelo mesmo treinador. Desta feita, foram Francisca Veselko e Mafalda Lopes, que têm Rodrigo Sousa como técnico. 

    Agora líder isolada do ranking nacional, Kika foi superior, anotando o score combinado de 13,50 pts contra os 8,80 pts de Mafalda. “O mar mudou durante o heat. Foi preciso fazer uma adaptação", começou por dizer a vigente campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL).

    "Passei a ser mais seletiva, procurar ondas com maior potencial e fiz uma onda de sete pontos. Depois foi questão de gerir as prioridades. Queria vir aos Açores ganhar e levar a Triple Crown. Foram três dias desafiantes, contra surfistas muito boas. Estava confiante com o meu surf, por isso estava confiante também neste resultado”, concluiu a surfista que amealhou vários prémios neste evento. As distinções foram: vitória na prova, Allianz Triple Crown, melhor score combinado feminino e melhor performance desportiva na ronda 3.

    Por sua vez, Mafalda Lopes voltou a dar-se muito bem nos Açores, conseguindo o seu melhor resultado até ao momento na presente Liga MEO Surf. Carolina Mendes e Beatriz Carvalho obtiveram o terceiro posto.

    A Liga MEO Surf versão 2023 vai agora ter um interregno de quatro meses. Só no final de outubro é que os melhores surfistas nacionais voltam a medir forças, numa etapa em que ficaremos a conhecer os novos campeões portugueses de surf. O Bom Petisco Peniche Pro realiza-se de 27 a 29 de outubro.

    Antes, entre os dias 3 e 4 de agosto, decorrerá a Miss Quebramar Cup, prova extra-campeonato, mas que é pontuável para o ranking nacional feminino. 

    Resultados finais do Allianz Ribeira Grande Pro:

    Final masculina: Joaquim Chaves 13,05 x Guilherme Ribeiro 12,85 pontos
    Final feminina: Francisca Veselko 13,50 x Mafalda Lopes 8,80 pontos
    Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Eduardo Fernandes, 9,00 pontos
    Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 15,50 pontos
    Go Chill Expression Session: Pedro Coelho e Gabriela Dinis
    Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3): Francisca Veselko, 12,75 pontos
    Waikiki Junior Award: Francisco Ordonhas
    Ribeira Grande Best Surfer: Francisco Benjamim
    Allianz Triple Crown: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Portugal
  • Competição
  • ANS
  • Associação Nacional de Surfistas
  • liga meo surf
  • Praia do Monte Verde
  • Joaquim Chaves
  • Francisca Veselko
  • allianz triple crown
  • Allianz Ribeira Grande Pro
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 03
Piscina de ondas artificiais Wavegarden vai ser construída em Óbidos
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational