Homepage

  • Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
    06 junho 2023
    arrow
    arrow
  • A vigilância abrange as praias sob jurisdição da capitania de Sines, compreendendo um total de 92 quilómetros de costa.
  • A época balnear de 2023 nas praias do litoral alentejano arrancou no passado sábado, dia 3 de junho, mas para já apenas nos areias do concelho de Grândola.

    "A época balnear arrancou no sábado nas praias do concelho de Grândola. Segue-se Odemira, no dia 15, e os concelhos de Santiago do Cacém e Sines, no dia 17 deste mês", disse o comandante da capitania do Porto de Sines, Luís Filipe Duarte, à agência noticiosa Lusa. 

    De acordo com o responsável, este ano a época balnear "vai abrir com o dispositivo completo" nas praias consideradas zonas balneares e, à semelhança do ano passado, contará com "cerca de 50 nadadores-salvadores".

    "A informação que tem sido passada pelos municípios é que os dispositivos legalmente previstos estão assegurados para a época balnear", adiantou à Lusa.

    Este ano, o dispositivo de nadadores-salvadores vai contar com alguns elementos oriundos da Argentina e do Brasil para vigiar as praias da costa alentejana.

    "Os cursos que são feitos nesses países já têm uma pré-certificação em Portugal. De qualquer forma, eles fazem um exame de aptidão técnica para exercer a função", explicou Luís Filipe Duarte.

    Na costa alentejana, a vigilância será igualmente assegurada por elementos da "Polícia Marítima de Sines, da Estação Salva-Vidas de Sines e de Vila Nova de Milfontes, que é ativada durante a época balnear com pessoal em permanência, e dos militares da Marinha na vigilância motorizada e apeada", especificou.

    A vigilância abrange as praias sob jurisdição da capitania de Sines, entre Melides, no concelho de Grândola, e Carvalhal, em Odemira, e compreende um total de 92 quilómetros de costa.

    Apesar do litoral alentejano ser "uma zona cada vez mais procurada" pelos turistas, o comandante da capitania de Sines garantiu que "o dispositivo que vai estar implementado é o adequado" e capaz de "dar resposta ao nível da afluência que se prevê maior do que no ano transato".

    Este ano, o dispositivo vai ser montado nas praias de Melides (Grândola), Fonte do Cortiço e Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Vasco da Gama, São Torpes, Vieirinha - Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, no concelho de Sines.

    No concelho de Odemira, as praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Farol, Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte e Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e praia fluvial de Santa Clara vão contar com a vigilância dos nadadores-salvadores.

    A época balnear encerra a 17 de setembro nos concelhos de Sines, Odemira e Santiago do Cacém e no dia 1 de outubro no concelho de Grândola.

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Verão
  • Época Balnear
  • costa alentejana
  • Nadadores-salvadores
  • Praias Vigiadas
  • Vigilância Balnear
  • Vigilância
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 03
Nevoeiro impediu conclusão da etapa de Leça do Nacional de Bodyboard
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA