Homepage
- Anualmente, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único.
-
-
Esta segunda-feira é dia 5 de junho, pelo que celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e assinalado desde 1974.
Trata-se de uma data que tem servido de pretexto para sensibilizar a população mundial para as questões ambientais.
No presente ano de 2023, o país anfitrião da comemoração é a Costa do Marfim, em parceria com os Países Baixos. A temática é soluções para a poluição plástica.
Anualmente, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Menos de 10% desse total é reciclado, havendo a estimativa de que 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares.
Portugal é dos países da União Europeia (UE) que mais diminuiu as emissões de gases com efeito de estufa, mas foi incapaz de lidar com os resíduos, estando neste caso muito abaixo da média europeia.
Os números fazem parte de um retrato estatístico da situação ambiental do país, divulgado neste Dia Mundial do Ambiente pela base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Pordata, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente.
Se os dados mostram que desde 2005 Portugal reduziu 35% das emissões de gases com efeito de estufa (média da UE é 24%), mostram também uma grande dependência ainda da energia fóssil, que o país tem vindo a ter temperaturas cada vez mais altas e que produz cada vez mais resíduos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
