Homepage

  • Reduziu o número de praias 'Zero Poluição' em Portugal
    30 maio 2023
    arrow
    arrow
  • As praias distinguidas representam apenas 8% do total das 658 águas balneares existentes no país (com ou sem vigilância).
  • Em vésperas da abertura oficial de 205 águas balneares, o que sucede já no próximo dia 1 de junho, a associação ambientalista ZERO divulgou o número de praias 'Zero Poluição' existentes em Portugal neste ano de 2023.

    O país conta com 54 praias 'Zero Poluição', menos quatro do que no ano passado, estando estes areais distribuídos por 26 concelhos.

    De acordo com a ZERO, as praias distinguidas representam apenas 8% do total das 658 águas balneares do país (com ou sem vigilância), o que representa uma redução de sete pontos percentuais face ao verificado em 2022. No ano passado, quando havia 654 águas balneares, foram classificadas 58 praias pela associação ambientalista. 

    Os concelhos com maior número de praias 'Zero Poluição' são agora Albufeira, com seis; Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo com quatro cada; e Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto, com três cada.

    Matosinhos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António passaram a fazer parte dos concelhos com pelo menos uma praia desta lista, da qual saíram 17 praias e entraram 13. Os concelhos de Esposende, Loulé, Peniche, Sabugal e Vila do Conde deixaram de estar representados.

    Segundo a ZERO, há 41 praias distinguidas no continente (em 18 concelhos), oito praias no arquipélago dos Açores (seis concelhos) e cinco praias na Madeira (dois concelhos).

    Pela positiva, merecem destaque para a associação a entrada de mais uma praia de Albufeira, a acrescentar às cinco existentes no ano passado, e a passagem de uma para três praias em Odemira, uma das quais interior: a Praia de Santa Clara.

    Uma praia 'Zero Poluição' é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares (2020, 2021 e 2022). A ZERO salienta que é "extremamente difícil" conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas interiores, "muito mais suscetíveis à poluição microbiológica".

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Associação Sistema Terrestre Sustentável - Zero
  • Zero
  • Portugal
  • Poluição
  • Época Balnear
  • Verão
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 03
Nevoeiro impediu conclusão da etapa de Leça do Nacional de Bodyboard
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA