Homepage

  • Martim Fortes e Gabriela Dinis vencem Pro Júnior de Viana do Castelo
    15 maio 2023
    arrow
    arrow
  • A uma etapa do fim da temporada, Martim Nunes e Gabriela Dinis estão no comando dos rankings nacionais.
  • A Praia da Arda, em Viana do Castelo, acolheu no passado fim de semana a segunda etapa do Junior Tour de 2023, evento que marcou o regresso de Viana do Castelo às principais competições nacionais de surf. 

    Esta foi uma organização conjunta do Surf Clube de Viana e da Associação Nacional de Surfistas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

    Após dois dias de competição entre os melhores surfistas nacionais Sub-20, Martim Fortes e Gabriela Dinis superiorizaram-se à concorrência. Para Martim, esta foi a primeira vitória do ano, enquanto Gabriela leva por triunfos as etapas realizadas no Junior Tour versão 2023. 

    Na final masculina, Martim Fortes impôs o seu surf perante o atual campeão nacional Pro Júnior, Martim Nunes. O surfista da Ericeira anotou o score combinado de 13,25 pontos (7,00 + 6,25) contra os 12,30 do atual líder do ranking (6,25 + 6,05).

    “Sinto-me feliz porque a prova foi disputada num mar difícil e ganhar um campeonato neste tipo de ondas é sempre positivo”, afirmou Martim Fortes. “A minha estratégia na final foi entrar logo forte no início do heat e estar mais ativo que foi aquilo que me faltou fazer nas baterias anteriores. Sei que o Martim Nunes está a surfar bem, somos amigos e foi giro”, concluiu o surfista de 16 anos.

    Já Francisco Mittermayer e Francisco Ordonhas (autor da melhor onda masculina do campeonato com 9,25 pts) chegaram às meias-finais e alcançaram o terceiro lugar, tendo sido vencidos por Martim Fortes e Martim Nunes, respetivamente.

    Na final feminina, Gabriela Dinis derrotou Maria Salgado. A vigente líder do ranking fez o score combinado de 9,85 pontos (5,50 + 4,35), enquanto a surfista de Santa Cruz ficou-se pelos 6,60 pontos (4,00 + 2,60). Para além do triunfo, a competidora de 18 anos protagonizou ainda a melhor onda da prova feminina, com 8,50 pts. 

    “Estou muito contente por ter ganho novamente”, afirmou Gaby. “Foi uma final difícil. Estivemos a ver o heat anterior e o mar parecia mais fácil do que realmente estava. Fico contente por ter feito o meu surf ao longo do campeonato e de ter ganho”, concluiu a surfista que voltou a ser feliz na Praia da Arda, uma vez que ali mesmo havia conquistado o título nacional Sub-16 em 2019. 

    Por sua vez, Erica Máximo (campeã do Junior Tour em título) e Constância Simões alcançaram as meias-finais e terminaram o evento vianense em terceiro, tendo sido eliminadas por Gabriela Dinis e Maria Salgado, respetivamente.

    Depois da visita a Viana do Castelo, o Junior Tour de 2023 segue viagem para Santa Cruz. É na região Oeste que no fim de semana de 29 e 30 de julho terá lugar a terceira e última etapa do ano, que consagrará os novos campeões nacionais Sub-20.

    Resultados Pro Júnior Viana do Castelo:

    Final masculina: Martim Fortes 13,25 pts x Martim Nunes 12,30 pts
    Final feminina: Gabriela Dinis 9,85 pts x Maria Salgado 6,60 pts
    Melhor onda masculina: Francisco Ordonhas, 9,25 pontos
    Melhor onda feminina: Gabriela Dinis, 8,50 pontos

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Competição
  • ANS
  • Associação Nacional de Surfistas
  • Portugal
  • Junior Tour
  • Junior Tour 2023
  • Gabriela Dinis
  • Martim Fortes
  • Martim Nunes
  • Maria Salgado
  • Surf Clube de Viana
  • Câmara Municipal de Viana do Castelo
  • Praia da Arda
  • Fotografia
    Tó Mané Photography
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 27
Projeto 'SURF.ART' celebra 10º aniversário em outubro com evento especial
setembro 27
Seleção Nacional diz adeus ao SUP Wave no Mundial ISA
setembro 26
Ribeira d'Ilhas consagrou novos campeões nacionais de Surf Masters
setembro 25
Proibida entrada e saída de canoas, pranchas e caiaques em seis praias de Lagoa
setembro 25
Sortes diferentes na estreia da Seleção Nacional no Mundial ISA de SUP
setembro 25
Nacional de Bodyboard entra na fase decisiva
setembro 25
Joana Schenker vice-campeã do Walker Bay Pro