Homepage
- Anúncio foi feito no dia inaugural da conferência mundial 'O Nosso Oceano'.
-
-
Ontem, por ocasião da abertura da conferência mundial 'O Nosso Oceano', que decorre no Panamá, a União Europeia (UE) anunciou que dedicará este ano mais de 800 milhões de euros a programas de proteção dos oceanos.
"A UE confirma o seu forte empenho na governação internacional dos oceanos, anunciando 39 compromissos concretos para o ano de 2023. Estas ações serão financiadas no valor de 816,5 milhões de euros", anunciou a União Europeia em comunicado.
A 8ª conferência mundial 'O Nosso Oceano' começou com apelos para se chegar o mais depressa possível a um tratado internacional, que está a ser discutido na Organização das Nações Unidas (ONU), para proteger as águas internacionais e para monitorizar por satélite a pesca ilegal.
O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, abriu a conferência assinando um decreto de expansão da área marinha protegida do Banco Volcan (Mar das Caraíbas) de 14.000 para 93.000 quilómetros quadrados.
Assim, o Panamá irá "proteger 54,33% da sua zona marítima exclusiva", disse o ministro do Ambiente panamenho, Milciades Concepción.
A conferência é "extraordinariamente importante porque é uma conferência sobre ação e não sobre palavras. É sobre compromissos reais e soluções reais", disse John Kerry, o enviado especial dos Estados Unidos da América para o clima, na abertura da reunião.
Cerca de 600 delegados de governos, empresas e organizações não-governamentais (ONG) irão debater durante dois dias o quadro da "economia azul" (o equivalente oceânico da economia verde) para a utilização sustentável e proteção dos mares e oceanos.
Discutirão formas de expandir as áreas marinhas protegidas, reduzir a poluição por plásticos e outros resíduos, combater a pesca ilegal e refrear a exploração mineira subaquática. Os participantes não votarão nem adotarão um acordo, mas anunciarão "compromissos" voluntários.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
