Homepage

  • Nova abertura da Lagoa de Santo André ao mar vai ocorrer em maio
    28 março 2023
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Câmara Municipal de Santiago do Cacém
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A garantia foi dada pelo Governo a Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
  • Inicialmente agendada para o passado dia 7 de março, a operação de abertura da Lagoa de Santo André ao mar não correu da melhor maneira na sequência de terem sido registadas "falhas que comprometem a saúde dos ecossistemas e a economia local". Dias depois procedeu-se a nova tentativa, mas também não foi bem-sucedida. 

    Esta terça-feira, em comunicado oficial publicado no seu sítio oficial de internet, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém anuncia que em maio, em data ainda a definir, será "efetuada nova ação de abertura da Lagoa de Santo André ao mar", nesta que é uma "operação da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Alentejo".

    A garantia foi dada pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, ao presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

    No mesmo texto, pode ler-se que a "resposta do Secretário de Estado surge após as preocupações manifestadas pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Santo André e comunidade local às entidades competentes, perante as operações falhadas de abertura da Lagoa, primeiro a sete e depois a 11 de março, que permitiram apenas a ligação ao mar por algumas horas".

    Através de uma carta enviada à tutela, a autarquia de Santiago do Cacém "sublinhou que esta ação é fundamental para a renovação da água da Lagoa, importante para o aumento da oxigenação, redução da eutrofização e estratificação, e para a entrada e saída de peixe, assim como o do ecossistema lagunar".

    A não ligação da lagoa ao mar afeta igualmente a "comunidade piscatória da reserva, a atividade económica da restauração, que se dedica em grande medida à confeção da enguia, prato ex-líbris na Freguesia de Santo André, e do turismo, pois pode colocar em causa a qualidade da água para a prática balnear".

    Deste modo, a autarquia local "fez o apelo à urgente intervenção do Ministério do Ambiente para que junto da Agência Portuguesa do Ambiente fosse agendada nova abertura da Lagoa em momento favorável".

    Segundo o respetivo Regulamento do Plano de Ordenamento daquela Reserva Natural, a abertura da Lagoa ao mar deve ser feita uma vez por ano, preferencialmente numa data anterior ao dia 15 de março. 

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • lagoa de Santo André
  • Câmara Municipal de Santiago do Cacém
  • Governo
  • Agência Portuguesa do Ambiente
  • Fotografia
    Câmara Municipal de Santiago do Cacém
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 05
Portugal regista primeiras eliminações no Mundial ISA de El Salvador
junho 04
Frederico Morais e Kika Veselko são os resistentes da seleção lusa no quadro principal do Mundial ISA
junho 03
Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins caem para as repescagens em El Salvador
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa