Homepage

  • Liga MEO Surf a caminho da Figueira da Foz para início da temporada de 2023
    16 março 2023
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O tiro de partida para a nova época vai ser dado na histórica Praia do Cabedelo.
  • O Allianz Figueira Pro, etapa inaugural da Liga MEO Surf 2023, realiza-se de 24 a 26 de março na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. Os melhores surfistas nacionais estão de volta a uma das melhores ondas do país, no arranque da discussão dos títulos nacionais masculinos e femininos.

    As longas direitas da praia do Cabedelo vão ser palco do mais alto nível de surf. Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro, campeões em título da Liga MEO Surf, vão querer começar a defesa dos seus títulos com uma prestação forte na Figueira da Foz.

    Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz

    “É com alegria e grande satisfação que a Figueira da Foz recebe, mais uma vez, os melhores surfistas de Portugal para o arranque da Liga MEO Surf. As expetativas são sempre positivas para a receção dos atletas de elite da 1º divisão do surf português e dos milhares de turistas que os acompanham para assistir de perto o evento que marca o calendário desportivo do município.

    A Figueira da Foz tem uma conexão profunda com o mar. São 34 quilómetros de praias e, muitas delas, reúnem as condições ideais para a prática do surf, o que faz do concelho um destino turístico de excelência para os amantes da modalidade. É, sem dúvida, um orgulho acolher a etapa inicial da primeira divisão desta modalidade olímpica extraordinária, que se tornou um importante produto turístico para a nossa cidade. Que os ventos soprem a favor e que tenhamos um fim de semana repleto de boas ondas para todos!”

    Além de dar o tiro de partida na luta pelos títulos nacionais, o Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.

    Allianz Triple Crown - Quadro de Campeões
    2022 - Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
    2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
    2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
    2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
    2018 – Gony Zubizarreta e Camilla Kemp

    Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot são os atuais detentores do troféu que distribui um prémio igualitário para ambas as categorias e que este ano vai já para a sua nona edição.

    José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing

    “Este ano celebramos 10 anos de associação da Allianz Portugal ao Surf nacional! Em 2013, tomámos a decisão de apoiar um dos desportos em maior crescimento no nosso país, o que se tem revelado numa parceria extremamente valiosa para ambas as partes. É notória a evolução do surf em Portugal e quando se fala desta modalidade já existe uma associação natural à marca Allianz. Somos reconhecidos como a seguradora deste desporto e isso faz com que continuemos a apostar, ano após ano, na principal competição no nosso país. 2023 também marca o 8º ano em que lançámos o Allianz Triple Crown. A primeira etapa do nosso troféu - o Allianz Figueira Pro, acontece como habitualmente na Praia do Cabedelo, onde já nos sentimos em casa. É com grande entusiamo que estamos de volta.”

    Os atuais campeões nacionais, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, vão ser os únicos a envergar a licra amarela de líderes do ranking Go Chill do ano passado. Guilherme Ribeiro fez história ao conquistar o primeiro título nacional da sua carreira levando-o para a Costa de Caparica, algo que já não acontecia há 24 anos. A afirmação da nova geração já era uma realidade nos últimos anos na Liga MEO Surf e o título do jovem surfista de 20 anos veio provar que através do trabalho e dedicação é possível enfrentar e vencer surfistas mais experientes. Já Teresa Bonvalot fez igualmente história ao tornar-se tetracampeã nacional juntando mais um importante título à sua brilhante carreira.

    Guilherme Ribeiro, campeão nacional em título

    “Este ano, preparei-me melhor porque fui fazer a pré-época ao Havai com o objetivo de trabalhar os meus pontos fracos. E quero mostrar o fruto desse trabalho na Liga MEO e no circuito mundial de qualificação. Vou começar o ano de licra amarela e sei que outros olham para mim como um alvo, mas eu gosto de heats bem disputados. Gosto das ondas da Figueira da Foz seja no Cabedelo ou na Murtinheira. Apesar de nunca ter vencido a etapa, tenho tido sempre bons resultados nos últimos 4/5 anos. E este ano vou lá para ganhar.”

    Historial de vencedores do Allianz Figueira Pro – Últimos quatro anos:
    2022 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
    2021 – Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins
    2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
    2019 – Gony Zubizarreta e Yolanda Hopkins

    Allianz Figueira Pro 2022 em números:
    – Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko;
    – 1093 ondas surfadas por 104 surfistas inscritos;
    – Melhor onda (máximo 10 pontos): Vasco Ribeiro, 9.25 pontos. Yolanda Hopkins, 9.25 pontos.
    – Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Vasco Ribeiro, 17pontos.

    Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Figueira da Foz.

    Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com.

    Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

    Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

    A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Associação Nacional de Surfistas
  • Portugal
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
março 27
Frederico Morais apresenta projeto pessoal para jovens surfistas com o apoio do MEO
março 27
Caparica recebe etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch 2023
março 23
Fotografia de Tó Mané da onda gigante de Garrett McNamara na Nazaré é distinguida pelo 'The Guardian'
março 27
Circuito Nacional de Bodyboard 2023 em contagem decrescente para o arranque
março 27
O campeão nacional ganhou na Figueira com reviravolta: 'Acho que se mostrou, isto é o Gui Ribeiro'
março 27
O domingo de Gabriela Dinis: de eliminada ao início da tarde à festa da vitória no pôr do sol do Cabedelo
março 27
Navio que se incendiou ao largo da Foz do Douro foi deslocado para águas internacionais