Homepage
- As cerca de três toneladas de resíduos recolhidos foram maioritariamente redes de pescas, cabos, boias, linhas e pneus.
-
-
As 14 embarcações de pesca aderentes ao projeto OceanLit, destinado a sensibilizar para o problema do lixo marinho, recolheram cerca de três toneladas de detritos nas águas da Madeira desde setembro de 2021.
"Estamos hoje na fase final do projeto OceanLit, que foi uma candidatura feita pela Direção Regional das Pescas com o objetivo primordial de sensibilizar e dar a conhecer a problemática do lixo marinho que atualmente existe nas nossas águas e de todo mundo", afirmou Teófilo Cunha, secretário regional das Pescas.
O governante apontou que o projeto engloba campanhas de sensibilização para os operadores do setor, armadores, pescadores e entidades que trabalham nos portos de pesca da Madeira, visando alertar "para o impacto do lixo que provocam no meio marinho e nas espécies nos oceanos".
"Foram feitas seis campanhas e 14 embarcações aderiram a este projeto, que dá direito a serem reconhecidos com bandeira sobre o tema do projeto e reconhece que fazem recolha do lixo que levam a bordo e, se tiverem avistamento durante a pescaria, recolhem e trazem para terra", referiu Teófilo Cunha.
As cerca de três toneladas de resíduos recolhidos foram maioritariamente redes de pescas, cabos, boias, linhas e pneus.
O projeto OceanLit foi operacionalizado em setembro de 2021 e tem uma comparticipação de 85% de fundos comunitários, através do Programa INTERREG MAC 2014-2000, do FEDER.
Este projeto tem como principais objetivos a produção de conhecimento sobre a problemática e as soluções relacionadas com o lixo marinho e o seu impacto, para uma melhor tomada de decisões.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
