Homepage

  • Risco de derrocada leva a encerramento de troço da estrada da Arrábida até ao fim do mês
    09 fevereiro 2023
    arrow
    arrow
  • A circulação está proibida a viaturas e pessoas.
  • Até ao próximo dia 28 de fevereiro, um troço da estrada da Arrábida estará encerrado à circulação de viaturas e pessoas devido a risco de derrocada de um bloco de rocha, entre as praias da Figueirinha e Galapos.

    Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal revela que o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros “detetou um bloco de rocha de grandes dimensões, que apresenta indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento, localizado na Serra da Arrábida, sobre a Rua Círio da Arrábida, logo após o terceiro túnel, a seguir à Praia da Figueirinha”.

    “Face ao risco decorrente da circulação de viaturas e pessoas, e no âmbito da ativação do Plano de Emergência de Proteção Civil, em situação de alerta, a Câmara Municipal de Setúbal determina o encerramento do troço da Rua do Círio da Arrábida, a partir do túnel da Praia da Figueirinha, sentido nascente/poente, e a partir da Praia de Galapos, sentido poente/nascente”, justifica a autarquia.

    “A situação configura risco potencial elevado para pessoas, bens e infraestruturas rodoviárias, devido a apresentar uma fenda de tração no topo do bloco de rocha com uma abertura significativa, que se propaga ao longo de vários metros, e um conjunto de fraturas que circundam esse mesmo bloco”, acrescenta.

    A autarquia setubalense adianta ainda que o presidente do município, André Martins (CDU), já se reuniu na terça-feira com os responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da empresa Secil (que tem a fábrica de cimento do Outão na serra da Arrábida), “para se preparar um plano de prevenção e a atuação urgente, de modo a ser desenvolvida uma solução para contenção e eliminação do risco”.

    “Devido à urgência da situação, encontra-se já a ser desenvolvido um estudo geológico e geotécnico que servirá de suporte ao projeto de execução para a obra e que permitirá minimizar significativamente o risco associado àquela arriba”, esclarece a autarquia.

    De acordo com a Câmara de Setúbal, aquele troço de estrada, entre as praias da Figueirinha e de Galapos, estará encerrado até ao dia 28 de fevereiro, período de tempo que considera ser “suficiente para concluir os estudos referidos e tomar medidas de contenção e eliminação do risco, que consistirá no desmonte da rocha e recuperação da arriba, com posterior reposição dos sistemas de proteção e contenção”.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • praia dos galapos
  • Praia da Figueirinha
  • Estrada
  • Parque Natural Arrábida
  • Arrábida
  • Setúbal
  • Câmara Municipal de Setúbal
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
novembro 27
Governo aprova criação da primeira área marinha protegida em Portugal continental no século XXI
novembro 27
Já há nova data para finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-14
novembro 27
Boas ondas no campeonato intersócios do Surfing Clube de Portugal
novembro 27
Joel Rodrigues e Teresa Padrela campeões nacionais de bodyboard
novembro 24
Dominica vai criar primeira área marinha protegida do mundo para cachalotes
novembro 27
Portugal com jornada quase imaculada no Rio de Janeiro
novembro 24
Mundial ISA Júnior do Brasil arranca com recorde de equipas participantes