Foi revelado esta sexta-feira o calendário do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola para a temporada de 2023. Uma campanha que desde logo tem como grande novidade o aumento do número de etapas a disputar pelos melhores bodyboarders nacionais face à época transata.
Desta feita, o calendário da competição máxima do bodyboard nacional é composto por cinco etapas, a disputar entre os meses de abril e novembro.
Em 2022, foram realizados quatro eventos.
“Este ano, sentimos a necessidade de realizar cinco etapas devido às muitas solicitações que tivemos por parte de atletas, clubes e autarquias. É um acréscimo de responsabilidade, mas também um reconhecimento da qualidade do trabalho que temos vindo a realizar nos últimos quatro anos. Um trabalho que não seria possível sem o apoio dos nossos patrocinadores, com o Grupo Crédito Agrícola à cabeça, das autarquias, clubes e a adesão dos bodyboarders nacionais. Elementos que nos ajudaram a elevar este projeto à dimensão de excelência que agora se lhe reconhece", diz Nuno Lopes, fundador do projeto BBoard TV, entidade proprietária dos direitos de organização e transmissão do Circuito Nacional de Bodyboard.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Nacional volta arrancar na Figueira da Foz, neste caso no fim de semana de 1 e 2 de abril. Depois, entre 6 e 7 de maio, segue-se a visita a Santa Cruz, que já não integrava o calendário desde 2020.
Após as primeiras duas etapas do ano, a competição organizada pela BBoard TV vai enfrentar uma paragem de quatro meses. Isto para evitar a ida para a água no período que habitualmente traz menos ondulação à costa portuguesa.
Os melhores bodyboarders nacionais voltarão a medir forças no fim de semana de 2 e 3 de setembro, no qual realiza-se a etapa de Sintra, sendo esta uma estreia no Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola.
A quarta etapa, entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro, terá lugar em Matosinhos/Porto, enquanto Peniche encerra pela terceira vez consecutiva a temporada. A Capital da Onda vai receber o Nacional nos dias 4 e 5 de novembro. Em comparação com o calendário da última época, para além do aumento do número de provas, destaque para a ausência da Nazaré.
"Podemos olhar para este calendário com a perspetiva de termos um excelente ano competitivo, com boas ondas e representatividade geográfica. Destaco o regresso de Santa Cruz, onde sempre fomos bem recebidos, a estreia de Sintra/Praia Grande e a presença, pelo segundo ano consecutivo, da etapa do Porto/Matosinhos que nos dá uma dimensão geográfica verdadeiramente nacional e abre as portas aos muitos atletas de excelência do Norte", entende Nuno Lopes.
Já Isabel Matos, diretora de Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Crédito Agrícola, diz que o "Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola tem vindo a surpreender-nos pela positiva, quer pela grandiosidade dos seus participantes, quer pela exposição que tem vindo a ser dada a este circuito. Esta aposta do Crédito Agrícola nesta modalidade desportiva está alinhada com a estratégia do Grupo CA em apoiar dentro do possível, desportos ambientalmente sustentáveis".
Recorde-se que os atuais campeões em título são dois competidores pertencentes à nova geração do bodyboard português: Joel Rodrigues e Filipa Broeiro. Em 2022, ambos sagraram-se campeões nacionais Open pela primeira vez.
Calendário
1ª etapa - Figueira da Foz (1 e 2 de abril)
2ª etapa - Santa Cruz (6 e 7 de maio)
3ª etapa - Sintra (2 e 3 de setembro)
4ª etapa - Matosinhos/Porto (30 de setembro e 1 de outubro)
5ª etapa - Peniche (4 e 5 de novembro)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram