Entre sexta-feira e domingo, decorre o Bom Petisco Peniche Pro, que é a quinta e última etapa da Liga MEO Surf versão 2026.
Para além da decisão do título nacional masculino, que naturalmente domina as atenções, a agenda da prova penichense contempla outros motivos de interesse e que prometem animar a histórica Praia de Supertubos nos próximos dias.
Neste programa de atividades a realizar dentro de água, inserem-se a bateria de exibição de surf adaptado e novo Quiksilver Heritage Heat, repetindo uma iniciativa já realizada na edição transata, então nas esquerdas do Lagido. Assim revelou a Associação Nacional de Surfistas (ANS) em comunicado divulgado.
Já esta sexta-feira, dia inaugural do Bom Petisco Peniche Pro, acontecerá um momento inédito na história da Liga MEO Surf, a competição máxima do surf português. Pela primeira vez, o surf adaptado terá palco, num heat que terá a participação de seis para surfistas: Afonso Faria, Joaquim Delgado, Miguel Silva, Sara Soares, Beatriz Correia e Joana Reais.
Irmão de Afonso Faria, que é atleta da Seleção Nacional, Tiago Stock foi um dos mentores desta ideia.
“É um orgulho ver o surf adaptado ter um heat dedicado numa etapa da Liga MEO Surf, perante o público e os melhores surfistas do país. As expectativas são as melhores: que seja um dia de festa, que mostre o nível destes atletas e que dê mais visibilidade à modalidade, para que chegue a quem ainda não a conhece”, disse o atual número 11 do ranking nacional.
Para levar a cabo esta bateria especial, o antigo vencedor do Capítulo Perfeito explica que a “organização exigiu trabalho, desde garantir os atletas, os acessos ao areal e as cadeiras anfíbias até às autorizações", sublinhando que houve “muita vontade de todos para que acontecesse”.
Por sua vez, o mano Afonso Faria considera que se o “evento inspirar novos atletas a experimentar, já valeu a pena”.
Lendas reúnem-se nos Super
No domingo – antes das finais do Bom Petisco Peniche Pro – será colocado na água o Quiksilver Heritage Heat, o segundo deste ano, depois do realizado no Allianz Ericeira Pro, em Ribeira d’Ilhas.
A bateria volta a juntar algumas glórias do surf português. Um dos nomes que surfou na Ericeira, estará novamente em ação. Falamos de José Gregório, campeão nacional em 1997, 2003 e 2007. "Estes heats, onde se juntam as antigas figuras do desporto, são sempre muito divertidos. Puxam antigos duelos, mas ao mesmo tempo dão um ambiente agradável a antigas amizades e picardias."
‘Grego’ vai dividir lineup dos Super com os velhos conhecidos Tiago Pires, David Luís e Pedro ‘Pecas’ Monteiro, que é vice-presidente da Federação Portuguesa de Surf.
“Sempre que recebo um convite para este tipo de heats, acabo por agarrar a oportunidade. Estou muito motivado, tenho analisado as condições do mar e espero que Supertubos ofereça boas condições para que os ‘cotas’ consigam dar um pequeno show”, refere Tiago Pires, o primeiro nome da história do surf português a obter a qualificação para o circuito mundial.
Campeão nacional em 2002, ‘Saca’ deixou a sua marca nesta etapa de Peniche ao arrecadar a vitória em 2005, num campeonato disputado com Supertubos em modo clássico.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram