Ali na semana da Páscoa, em pleno início do mês de abril, disputou-se a Rip Curl Cup, evento sul-africano que encerrou o QS de África versão 2025/2026 e definiu os seis surfistas deste continente que vão competir na próxima Challenger Series.
De forma lógica, a prova realizada nas ondas de East Beach (Port Alfred) teve nos surfistas africanos o grosso dos participantes, com a clara predominância dos competidores naturais da África do Sul. São os grandes dominadores deste circuito. Porém, o campeonato até terminou com vitórias marroquinas, uma das quais absolutamente histórica. Uma proeza já exaltada.
No entanto, o que nos traz até aqui é o facto da Rip Curl Cup ter contado com a participação de surfistas... russos. Isso mesmo. E não foram poucos. O contingente do país das estepes foi composto por oito atletas (!), quatro homens e outras tantas mulheres.
Taisa Belyaeva
WSL/Kody McGregor
Nos últimos anos, a presença russa em provas da World Surf League (WSL) tem sido muito escassa, salvo sobretudo as aparições pontuais de Nikita Avdeev (ausente deste campeonato). Por isso, o que aconteceu na Rip Curl Cup foi uma grande surpresa.
Em Port Alfred, a armada da Federação foi composta por surfistas de diferentes gerações. O decano com 42 anos, completou 43 durante a prova, e o elemento mais novo, com... 12 aninhos, qual Tya Zebrowski ou Ginger Caimi. Curiosamente, até foi quem obteve o melhor resultado. Mas já lá vamos.
Impossibilitados de competir debaixo do estandarte russo, devido à guerra com a Ucrânia, estes oito atletas competiram com a sigla World, como já aconteceu no passado com os atletas provenientes de Israel e o próprio Nikita Avdeev. Melhor sorte têm do que nas competições da ISA, onde se encontram banidos desde o despoletar da invasão do território ucraniano.
Maksim Bagdasarian
WSL/Kody McGregor
Como foi já escrito umas linhas acima, o melhor desempenho teve a autoria de uma grom. Chama-se Taisia Belyaeva e tem somente 12 anos. É muito jovem, mas o seu surf possibilitou chegar aos quartos-de-final, alcançando um excelente quinto posto na estreia em provas da WSL e logo a nível Open.
A também grom Alisa Bolgova (14 anos), Anna Tikhonova e a quarentona Elena Bolysova não conseguiram superar a ronda inaugural. Segundo os registos da WSL, as quatro competidoras fizeram a estreia no QS.
Passando para o lado masculino, o teenager Ilia Petukhov e Egor Volkov conseguiram ultrapassar a primeira ronda. De acordo com o histórico da WSL, se Petukhov debutou nestas lides, Volkov não aparecia no QS desde 2018, ano em que até competiu em ondas portuguesas, no Caparica Surf Fest.
Por sua vez, os compatriotas Evgenii Isakov (surfista mais velho do contingente) e Maksim Bagdasarian perderam de primeira. Nota para o facto de que Maksim participou em etapas do Pro Junior africano em 2025, ainda que sem resultados expressivos.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram