É sexta-feira 13, mas além de todas as conotações azaradas ligadas a esse dia, a data será marcada pela realização de um evento que jamais teve lugar. Falamos da primeira edição da Azores Wave Conference.
A pioneira iniciativa terá lugar no Auditório Norte da Universidade dos Açores, Ponta Delgada. É uma organização da Save Azores Waves em parceria com a Save The Waves Coalition e a Surfrider Foundation Portugal, contando igualmente com o apoio institucional da Universadade dos Açores.
Em comunicado oficial, a organização refere: "Mais do que uma conferência, este será um espaço de diálogo entre ciência, comunidade, políticas públicas, surf e turismo", com o intuito de fortalecer a ligação entre todos estes vetores.
A Azores Wave Conference surge num momento em que os "desafios da gestão costeira, da preservação dos ecossistemas marinhos e do desenvolvimento sustentável se tornam cada vez mais urgentes" para o arquipélago localizado nas águas do Atlântico.
Não esquecendo que as ondas desempenham um "papel central" na identidade dos Açores, pelo que urge a necessidade da sua valorização como património natural, cultural e económico.
Neste âmbito, o programa desta edição inaugural contempla o debate sobre a proteção das ondas. Outras temáticas também estarão em cima da mesa, como o turismo costeiro e sustentabilidade, literacia do oceano e educação ambiental, políticas públicas e ordenamento da zona costeira, conservação marinha e resiliência climática.
No Auditório Norte, entre as 9h30 e as 18h00 locais, estarão reunidos especialistas, políticos, investigadores, surfistas, organizações ambientais e agentes do turismo.
Entre personalidades de diferentes quadrantes, o lote de convidados conta com o secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, o CEO da Save The Waves Coalition, Nik Strong-Cvetich, o co-fundador da Reserva Mundial de Surf de North Devon, Adam Hall, e António Meireles, board member da Surfrider Foundation Europeu.
Diz a organização que tal painel ilustre "reforça a importância estratégica do evento para a região e para o país".
A primeira Azores Wave Conference é aberta ao público, mediante inscrição prévia, que pode ser efetuada AQUI.
Programa:
9h00-9h30 | Receção dos participantes
9h30-10h00 | Sessão de Abertura
10h00-11h00 | Painel 1 - Ondas nos Açores: Património Natural, Cultural eEconómico
11h00-11h30 | Coffee-break & Networking
11H30-12H30 | Painel 2 - Turismo e Desportos de Mar: Impactos e Caminhos para a Sustentabilidade
12h30-14h00 | Almoço livre
14h00-15h00 | Painel 3 - A Importância da Educação e Literacia na Proteção do Oceano
15h00-16h00 | Painel 4 - Políticas Públicas e Gestão Integrada de Áreas Marinhas Protegidas
16h00-16h30 | Coffee-break & Networking
16h30-18h00 | Painel 5 - Reservas de Ecossistemas de Surf (Mundiais, Nacionais, Regionais)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram