Neste Domingo de Ramos, Guilherme Ribeiro e Maria Salgado sagraram-se vice-campeões europeus da World Surf League (WSL) referentes a 2026.
Foi o que saiu do dia final do Pro Taghazout Bay, derradeira etapa do QS regional europeu versão 25/26, onde os surfistas originários do País Basco impediram a festa portuguesa em território marroquino.
Para este duo luso, que está qualificado para a próxima Challenger Series, trata-se do melhor classificação de sempre no circuito do velho continente. Em Anza Beach, palco na última semana deste decisivo QS4000, Gui e Maria partiram para a derradeira jornada na liderança provisória dos rankings, mas em situações diferentes.
Guilherme Ribeiro, de 24 anos, já se encontrava fora de combate, depois da eliminação registada na véspera, enquanto Maria Salgado permanecia em prova, estando nas meias-finais.
O primeiro título continental atribuído foi o feminino. A derrota de Salgado no embate das meias-finais com a britânica Alys Barton deixou a jovem portuguesa de 19 anos dependente do que fizesse a goofy basca Janire Gonzalez Etxabarri. Para a festa ser da surfista de Santa Cruz, que igualou o melhor resultado em eventos do QS com o terceiro posto, a vigente campeã mundial ISA não poderia vencer o Pro Taghazout Bay. Porém, foi isso que aconteceu, consagrando a mana de Annette Gonzalez Etxabarri como nova campeã europeia, sucedendo à super grom gaulesa Tya Zebrowski.
Além do título continental, Janire vingou a final perdida no ano passado para a portuguesa Francisca Veselko, regressando da melhor forma à competição após lesão, que neste início de ano impediu o ataque à qualificação para o CT via Challenger Series.
Do lado de Maria Salgado, não foi possível juntar o título europeu Open da WSL ao Júnior, arrecadado de forma categórica em 2025.
Por sua vez, o caparicano Guilherme Ribeiro sabia que o cetro continental era seu se os bascos Adur Amatriain e Yago Dominguez não vencessem em Anza Beach.
Yago ficou pelo caminho nas meias-finais ao perder o duelo com o espanhol Conor Donegan dos Santos. Este já não conseguiu ser novamente amigo de Gui na final. Foi batido por Adur Amatriain, que assim obteve o primeiro título europeu Open da WSL. E chegou a Marrocos no... 25.º lugar da hierarquia.
Challenger Series para dois ou três portugueses
No QS europeu que agora findou, a campanha de Guilherme Ribeiro e Maria Salgado também fica inevitavelmente marcada pelo alcançar do principal objetivo: a qualificação para a Challenger Series, onde estarão em jogo vagas para o circuito mundial do próximo ano.
A atual bicampeã nacional Sub-20 será uma estreante absoluta no competitivo circuito. Já o antigo campeão nacional está de regresso, depois de uma temporada de ausência.
Quem ainda não tem lugar garantido é Frederico Morais. Oitavo colocado do ranking final, Kikas ficou à porta da zona de qualificação (top 7).
Contudo, a presença de Morais na Challenger Series versão 2026/2027 ainda não está totalmente descartada. O ex-top mundial pode receber um wildcard europeu, como já aconteceu no passado com as compatriotas Yolanda Hopkins e Francisca Veselko, atuais surfistas do CT.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram