Páscoa à parte, esta é uma verdadeira Semana Santa para os fãs de surf ao redor do globo e em especial os portugueses, dado o cardápio que terão a disposição. É mesmo para ‘tirar a barriga de misérias’ depois de tão longa abstinência.
Ora vejamos, os próximos dias marcarão o início de duas importantes competições: o CT e a 'nossa' Liga MEO Surf. Dois circuitos que daqui em diante nos vão deliciar, entre receitas completamente caseiras e cozinha internacional, mas onde não falta o aroma português.
O primeiro a ser servido é o circuito mundial de surf, depois de ter estado sete meses (!) em banho-maria, num defeso que parecia interminável.
É já esta noite em Portugal – manhã do 1.º de abril lá na Austrália – que abre a janela de espera de nova edição do mítico Rip Curl Pro Bells Beach ou não estivéssemos nós em pleno período da Páscoa.
A primeira chamada está marcada para as 21h45 (hora de Portugal continental) e a expectativa é mais do que muita, tão típica de quando algo grandioso está por iniciar. Isto numa altura em que o CT sopra as velas do 50.º aniversário, sendo já um produto vintage.
Numa ano tão simbólico, o tiro de partida é dado com a mais antiga etapa do CT, que faz tocar o sino mais famoso do surf mundial. Esse é um privilégio apenas reservado aos vencedores.
Quem não vence, também respira e faz parte da história, como por exemplo descer a icónica escadaria de Bells com a licra de competição. Momentos que marcam a vida dos surfistas.
Este ano, o início do circuito mundial de surf reserva algo muito especial para o surf português. Pela primeira vez, haverá representação a tempo inteiro no setor feminino, graças às proezas das pioneiras Yolanda Hopkins e Francisca Veselko. Se houver ação e tudo arrancar com a prova feminina é certo que teremos logo Yo-Yo em ação no primeiro heat do ano.
Se o CT começa nas direitas de Bells Beach, por cá a Liga MEO Surf tem início também numa direita e que curiosamente no século passado já foi surfada pela elite mundial.
Entre quinta-feira e domingo, a histórica Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, recebe os melhores surfistas portugueses. É a 16.ª edição da competição que define os títulos máximos do surf luso, que volta a ser uma importante plataforma de desenvolvimento e consolidação para os atletas nacionais.
Dada a elevada diferença horária, haverá a possibilidade de acompanhar estes dois eventos com toda a atenção que merecem. Durante o dia, o olhar estará no que se passa na região Centro do país. À noite, as atenções voltam-se para o território ‘aussie”.
Como sempre, as temporadas poderão ser visualizadas em direto através dos canais de YouTube da World Surf League (WSL) e do MEO.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram