É já esta sexta-feira que começam os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina'2026 com a realização da cerimónia de abertura no histórico estádio Giuseppe Meazza em San Siro.
Não obstante estar muito longe de ser uma potência nos desportos de inverno, Portugal marcará presença em solo transalpino. O presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal é o Chefe da Missão composta por três atletas (José Cabeça e os irmãos Vanina e Emeric Guerillot). O mesmo número que esteve nas Olimpíadas de Pequim'2022.
Precisamente, em entrevista à agência noticiosa Lusa, Pedro Flávio diz que o objetivo é "superar os resultados da última edição".
"Diria que, em termos de objetivos, os três atletas estão melhores do que estavam em 2022. Por isso, para nós Federação e Comité Olímpico de Portugal, o objetivo é conseguirmos superar os resultados que conseguimos na última edição. Penso que é possível, pelo que temos assistido nesta fase de preparação e qualificação", observa o responsável federativo.
O alentejano José Cabeça vai competir em esqui de fundo, enquanto os manos luso-franceses entram em cena no esqui alpino.
Se José Cabeça e Vanina Guerillot repetem a participação olímpica de Pequim'2022, já o jovem Emeric Guerillot debuta nas Olimpíadas. O esquiador de somente 18 anos fará Portugal regressar à prova olímpica de Super G pela primeira vez desde Lillehammer'1994.
Nesta disciplina de velocidade do esqui alpino, uma das principais de todo o programa olímpico, Portugal sente um "motivo de orgulho" por voltar a participar, diz o chefe de missão.
José Cabeça "tem tido resultados interessantes" e caminha a olhos vistos para um "resultado bem melhor do que o conseguiu em Pequim'2022. Foi 88.º classificado nos 15 km estilo clássico, resultado que ainda é o melhor de sempre do país no esqui de fundo.
Por seu lado, Vanina Guerillot é hoje uma "atleta mais madura", explica Pedro Flávio. Tornou-se professora de esqui nos Alpes franceses e está "bastante focada" na sequência dos bons resultados obtidos recentemente.
O primeiro luso em ação será José Cabeça. A 10 de fevereiro vai competir na prova de sprint em esqui de fundo. Três dias depois, disputará os 10 km estilo livre.
Passando para os irmãos Guerillot, Vanina irá competir a 15 de fevereiro no slalom gigante e no dia 18 no evento de slalom. Em Pequim'2022, a luso-francesa terminou o slalom gigante no 43.º posto e não terminou a competição de slalom.
Por último, o estreante Emeric é o atleta português que mais vezes estará em cena. Tudo começa a 11 de fevereiro com o Super G. Depois, repetindo o programa da irmã, Emeric Guerillot disputará o slalom gigante e o slalom a 14 e 18 de fevereiro, respetivamente.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram