No passado mês de dezembro, através das redes sociais, Julian Wilson deu conta de que estava mais focado na sua marca de roupa (Rivvia Projects) do que no circuito Challenger Series.
Isto num ano em que o antigo vice-campeão mundial tinha anunciado o regresso a tempo inteiro à competição. Regresso esse com o intuito de obter requalificação para o CT, sendo que para lutar por esse objetivo recebeu um wildcard da World Surf League (WSL) com vista à participação na Challenger Series.
Em entrevista concedida ao site 'The Inertia', Jules esclareceu porque esse objetivo deixou de ser prioritário e passou a focar exclusivamente a sua atenção na Rivvia Projects, insígnia que patrocina o compatriota Ryan Callinan e o brasileiro Mateus Herdy.
A razão prende-se com a sobrevivência da própria marca na sequência da política de tarifas aplicada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América. Tudo porque a Rivvia Projects tinha sede na cidade californiana de Long Beach, mas produção fora dos EUA.
"Desde a participação no CT da Gold Coast, basicamente tenho estado a salvar o meu negócio. É por isso que não tenho participado nos eventos da Challenger Series. Tive de decidir entre salvar o meu negócio ou perseguir o sonho de voltar ao CT", confidenciou o australiano de 37 anos.
De forma a evitar as tarifas, Julian Wilson conta que mudou a sede da Rivvia Projects, passando esta a virar-se para o mercado europeu, japonês e australiano. No futuro, o antigo atleta olímpico espera voltar ao mercado norte-americano.
Ao mesmo tempo que encetou uma luta pela sobrevivência, a Rivvia Projects está a 'cozinhar' um filme. As filmagens já começaram na Austrália
Apesar de não surfar muito nos últimos tempos, Julian Wilson diz que pretende participar na etapa final da Challenger Series, que será disputada na Austrália. Entre os dias 9 e 15 de março, o evento realiza-se em Newcastle.
Nas duas etapas em que participou, o experiente surfista 'aussie' teve como melhor desempenho o discreto 49.º posto precisamente em Newcastle, latitude que recebe o início e o fim da presente Challenger Series. A nível competitivo, o grande momento de Wilson em 2025 foi o vice-campeonato no Gold Coast Pro, a primeira etapa do CT que disputou desde 2021 e à qual acedeu após vencer os trials.
"No ano passado, a experiência mais satisfatória foi na Gold Coast. Tive a presença dos meus três filhos e voltei após quatro anos sem competir. Queria ir à Gold Coast para participar nos trials e ter umas férias em famílias que pudesse desfrutar. Fui vice-campeão do evento e tive um desempenho competitivo como nunca tinha experienciado."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram