Quando foi criado o Capítulo Perfeito, nos idos da última década, Rui Costa e a sua equipa tinham o sonho de internacionalizar a marca, alargando os horizontes deste evento especial tubular.
Pois bem, tal sonho relacionado com este "projeto de vida" de 'Twiga' é agora concretizado à 12.ª edição, que marca um antes e um depois na história do campeonato que versa sobre o tubo, a manobra rainha do surf.
Pela primeira vez, também haverá competição fora das ondas portuguesas, com a chegada da prova a Moçambique e à Indonésia. A arrojada proposta de Rui Costa é de três campeonatos em três continentes diferentes, mas com algo em comum: os tubos.
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira durante a conferência de imprensa de apresentação do 12.º Capítulo Perfeito. Conferência essa que teve lugar em Cascais, mais concretamente no espaço Casa do Lago do Onyria Quinta da Marinha Hotel.
Apresentação Cascais Capítulo Perfeito 2026
André Carvalho
Desta forma, dá-se assim continuidade a uma estratégia que começou a ser trilhada em 2024, momento em que o Capítulo levou jovens surfistas às idílicas ilhas Mentawai, na Indonésia.
Nesta trilogia de eventos especiais tubulares, a prova rainha é o agora denominado Cascais Capítulo Perfeito, a realizar pela sexta edição consecutiva (oitava no total) na Praia de Carcavelos, o mais famoso beach break lisboeta. O período de espera é de 12 de janeiro a 12 de março, no qual a organização procurará encontrar o melhor dia de ondas do inverno português. A julgar pelo que vimos no berço do surf nacional em dezembro último, com condições históricas, pode não demorar muito até que seja emitido um alerta.
Quanto aos eventos internacionais, estes decorrerão na moçambicana Praia da Barra (Inhambane) e em Desert Point (Lombok), naquela que será a primeira vez que haverá uma prova de surf nesta icónica latitude indonésia.
Na prova africana, a janela de espera é de 12 de janeiro a 30 de março, enquanto o evento asiático tem o período de espera de 1 a 15 de setembro. Em ambos, o prize money é de 10 mil euros. Nestes eventos, os participantes serão dois wildcards internacionais, outros tantos convidados locais e os finalistas do Capítulo Perfeito luso.
André Carvalho
No caso da prova moçambicana, poderão ser os quatro finalistas do Cascais Capítulo Perfeito ou os finalistas da edição de 2025, caso a ação em Carcavelos ainda não tenha ocorrido.
16 surfistas à caça de tubos e da... glória em Carcavelos
No Cascais Capítulo Perfeito, que terá novamente 50 mil euros de prize money, a organização mantém o conceito de 16 tube riders em competição, entre convidados, wildcards e um atleta eleito pelo público.
A nível de surfistas internacionais convidados, destaca-se a naturalmente a presença de dois nomes com história no CT: o ex-campeão mundial Joel Parkinson e Rob Machado. Ambos, repetem a presença já verificada em edições anteriores. Outros convidados são o brasileiro Bruno Santos, vencedor do Capítulo em 2015, o antigo top mundial australiano Soli Bailey, os havaianos Noah Beschen e Torrey Meister e os norte-americanos Tosh Tudor e Balaram Stack, este um ex-vencedor do evento especial Vans Pipe Masters.
Bruno Santos
André Carvalho
O lote fica completo com a inclusão da brasileira Anne dos Santos, que se torna na primeira mulher a ser convidada. Recorde-se que em 2024 já houve presença feminina, com a portuguesa Francisca Veselko. Na altura, a ex-campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) garantiu lugar no elenco após votação do público.
No campo luso, os surfistas com entrada direta no heat draw são três nomes reconhecidos pelo enorme apetite tubular: Nic von Rupp (recordista de vitórias com três sucessos), João Mendonça e o bicampeão nacional Miguel Blanco.
Em termos de wildcards, um dos quais foi atribuído ao norte-americano Cam Richards, campeão em título do Capítulo Perfeito , enquanto o outro convite (wildcard performance) será atribuído a um surfista internacional a anunciar apenas na véspera do campeonato, cujo alerta é emitido com 72 horas de antecedência face ao potencial dia da ação.
À semelhança das edições anteriores, o Capítulo Perfeito volta a envolver diretamente os fãs através de uma votação online. O sufrágio irá eleger um surfista português para integrar o heat draw.
Na votação que decorre AQUI entre esta quinta-feira e domingo, o público pode escolher entre Pedro Boonman, Lourenço Sousa, Martim Fortes, Tiago Stock, Guilherme Fonseca, Afonso Antunes e Luís Perloiro.
A derradeira vaga ficará no posse do vencedor dos trials, a realizar na Praia de Carcavelos em memória de 'Dapin'. João Moreira, Martim Nunes, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, António Carvalho 'Lacrau', Francisco Mittermayer e Miguel Kilford serão os participantes.
Por fim, nota para o facto de que pela segunda edição seguida haverá lugar a uma bateria 100% feminina. As protagonistas deste heat especial serão Gabriela Dinis, Mafalda Lopes, Camila Cardoso e Maria Salgado, vigente campeã europeia Júnior da WSL. A vencedora da edição inaugural foi Yolanda Hopkins , a primeira surfista portuguesa a obter a qualificação para o CT.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram