Este sábado, Lua Escudeiro finalizou no quarto lugar o Junior Pro Capbreton, segunda etapa do circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL) de 2025.
Entre os oito portugueses que surfaram no dia das finais, a goofy de 17 anos foi quem obteve o melhor desempenho.
A competição foi bastante afetada pela falta de ondas em Plage Santocha. Depois de uma maratona inaugural, a prova gaulesa não saiu de terra na sexta-feira. Já este sábado, derradeiro dia do período de espera, a organização apenas conseguiu coroar os campeões ao fim da tarde. Foram necessárias muitas horas de espera, com várias chamadas.
Neste dia das finais, marcado pelo mar bem pequeno, Lua Escudeiro ultrapassou duas baterias até chegar à sua primeira final numa etapa do Pro Junior europeu. No heat onde estava em jogo a vitória, Lua somou apenas 4,10 pts.
Assim, Escudeiro ficou muito perto de melhorar a sua melhor prestação de sempre neste circuito, depois de em 2023 ter sido terceiro classificada em La Torche, também em França. Porém, aí perdeu nas meias-finais. Ao contrário desta etapa, a final foi disputada somente com duas surfistas.
Em Plage Santocha, no sudoeste de França, o triunfo coube à espanhola Carla Morera de la Vall (9,23 pts), que foi secundada pela francesa Naïa Monte (5,03 pts) e a marroquina Ranya Squalli (4,13 pts).
Depois do vice-campeonato em Ferrol, onde a portuguesa Maria Salgado foi a 'carrasca', Carla, de apenas 14 anos, estreou-se a vencer no circuito continental. Desta forma, assumiu a liderança do ranking por troca com a adversária lusa, que caiu para o terceiro posto da hierarquia.
Em Capbreton, Maria Salgado foi eliminada nos quartos-de-final, fechando o evento no nono posto. Também eliminada nos 'quartos', Teresa Pereira terminou na 13.ª posição, o seu melhor resultado no Pro Junior europeu.
Na competição masculina, Portugal conseguiu colocar quatro surfistas entre os oito que chegaram às meias-finais. Porém, nenhum dos atletas logrou atingir a final.
Os mais bem colocados foram o vigente campeão continental Francisco Ordonhas e Jaime Veselko na quinta posição. Para o irmão de Francisca Veselko, este é o melhor desempenho numa etapa do Pro Junior europeu, até ao momento.
Por sua vez, os também semifinalistas João Mendonça e Tiago Stock quedaram-se pelo sétimo posto. Martim Fortes foi afastado nos quartos-de-final, alcançando o nono lugar, o que permitiu igualar a melhor performance no circuito que reúne os melhores surfistas juniores europeus.
Quanto à vitória, esta ficou na posse do espanhol Conor Donegan Santos, enquanto o mano Dylan passou a dividir a liderança do ranking com João Mendonça.
Conor estreou-se no lugar mais alto do pódio após uma final bastante bizarra. Tudo porque três dos quatro finalistas fizeram interferências. A exceção foi o francês Pierre Lamothe. Curiosamente, o único competidor que não cometeu qualquer interferência teve de contentar-se com o vice-campeonato.
Com metade da temporada já completa, o circuito Pro Junior europeu só regressa dentro de dois meses. Entre os dias 4 e 7 de setembro, acontece a inédita visita à República da Irlanda.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram