Não foi só no longboard que a armada lusa brilhou no Surf Festival Ferrol, que terminou este domingo nas boas ondas da Playa de Esmelle (Galiza).
No surf, a representação portuguesa também mostrou toda a sua pujança. A expressão máxima teve Maria Salgado como principal protagonista.
A atual campeã nacional Sub-20 conquistou o Junior Pro Ferrol, naquele que é o primeiro triunfo da carreira no circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL).
Nesta etapa inaugural da temporada continental de 2025, a surfista de Santa Cruz deu continuidade ao grande momento de forma que atravessa: vice-líder da Liga MEO Surf e comandante destacada do Junior Tour. A este notável registo, Maria junta agora a liderança do ranking europeu Júnior.
Salgado, de 18 anos, superiorizou-se na reta final do heat, registando o score combinado de 14,83 pts. Um desempenho que não permitiu o triunfo caseiro da espanhola Carla Morera de la Vall (11,76 pts), de apenas 14 anos. As gaulesas Clemence Schorsch (9,80 pts) e Naïa Monte (6,20 pts) alcançaram a terceira e quarta posições, respetivamente.
Na prova feminina, menção ainda para o quinto lugar da surfista/judoca Maria Dias, resultado de ter atingido as meias-finais.
Entre os homens, a final foi monopolizada por surfista ibéricos: dois portugueses e outros tantos espanhóis. A oposição do país vizinho revelou-se mais forte, com os dois competidores a ocuparem as duas primeiras posições: Alfonso Suarez (16,23 pts), inédito vencedor de etapas do Pro Junior europeu, e o vice-campeão Dylan Donegan dos Santos (14,50 pts).
Numa final de alto nível, todos os intervenientes somaram mais de 10,00 pts, João Mendonça (14,20 pts) foi o melhor português, obtendo o terceiro lugar. Seguiu-se Matias Canhoto (12,60 pts).
Por sua vez, o campeão continental Francisco Ordonhas não conseguiu a passagem à final, quedando-se pela quinta posição neste início de defesa do título conquistado em 2024.
A temporada de 2025 do circuito Pro Junior europeu prossegue já entre os dias 3 e 5 de julho, com o Junior Pro Capbreton, que assinala o regresso das ondas francesas ao calendário.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram