Esta terça-feira, segundo dia de competição do Ballito Pro, Frederico Morais prosseguiu a sua caminhada na prova sul-africana.
Único português em ação na jornada, Kikas atingiu a ronda 3 desta que é a segunda etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026.
Depois da estreia vitoriosa, desta feita o ex-top mundial obteve o segundo lugar na terceira bateria da ronda 2, que marcou a estreia dos cabeças de série. Alguns deles já ficaram pelo caminho, como é o caso do experiente brasileiro Michael Rodrigues ou dos havaianos Jackson Bunch e Imaikalani deVault.
Nas ondas pequenas de Willard Beach, onde foi finalista vencido há dois anos, o surfista de Cascais somou 7,90 pts, ficando apenas atrás do brasileiro Mateus Herdy.
O ex-campeão mundial Júnior da WSL destacou-se desde a fase inicial do heat e venceu a disputa, marcada por scores baixos. Mateus foi o único a atingir os dois dígitos de pontuação combinada, com 10,44 pts.
O antigo campeão do mundo Júnior Finn McGill (6,20 pts) e o norte-americano Levi Slawson (4,94 pts) foram os dois surfistas eliminados.
Na ronda 3, que antecede a entrada na fase 'man-on-man', Frederico Morais vai surfar logo na bateria inaugural.
O competidor de 33 anos procurará fazer aquilo que não conseguiu durante a última época, atingir a fase 'man-on-man' de etapas da Challenger Series. Caso consiga, Kikas assegura desde logo um positivo nono lugar em Ballito.
Diante de si, o luso tem um heat exigente, onde defrontará dois ex-tops mundiais: o australiano Jackson Baker e o havaiano Eli Hanneman. O alinhamento da contenda fica completo com o jovem sul-africano Luke Thompson, detentor do título regional africano e que esta terça-feira celebra o 21.º aniversário.
Este heat deverá ser disputado esta quarta-feira, dia que também deverá marcar a estreia das três portuguesas em prova: a campeã nacional Teresa Bonvalot, Francisca Veselko (líder do ranking) e Yolanda Hopkins. Beneficiando do estatuto de cabeças de série, este trio de luxo teve entrada direta na ronda 2.
Recorde-se que a janela de espera do Ballito Pro está aberta até domingo, dia 6 de julho.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram