Esta quarta-feira, prosseguiu a 44.ª edição do Lacanau Pro, etapa que abre o QS regional europeu de 2025/2026.
Depois da maratona inaugural levada a cabo na véspera , desta feita a jornada foi mais curta no sudoeste francês. Ainda assim, três dezenas de baterias foram disputadas nas pequenas ondas da Grande Plage.
Face à reduzida oferta de ondulação para os próximos dias - próxima chamada apenas na sexta-feira - a organização já despachou grande parte do campeonato, restando apenas 14 heats até à consagração dos vencedores.
As cores portuguesas voltaram a não ter um dia fácil neste QS2000. Dos nove surfistas portugueses que entraram em cena, apenas dois lograram a continuidade no evento gaulês.
A atual campeã nacional Teresa Bonvalot e o jovem Francisco Ordonhas, vigente campeão europeu Júnior da WSL, atingiram os quartos-de-final. Estes são os resistentes da armada lusa, que chegou com 20 atletas a Lacanau.
Teresa Bonvalot
WSL/Laurent Masurel
Neste segundo dia de competição, que marcou a sua estreia no 44.º Lacanau Pro, Bonvalot superou duas rondas. Desta forma, a antiga campeã europeia da WSL marcou duelo com a jovem basca Janire Gonzalez Etxabarri na primeira bateria dos quartos-de-final femininos.
Curiosamente, estas duas surfistas olímpicas encontraram-se recentemente no QS de Ballito e também nos 'quartos'. O triunfo coube a Teresa, que foi vice-campeã do evento sul-africano, perdendo a final para... a mana de Janire, Annette Gonzalez Etxabarri.
A goofy de Cascais está entre as oito melhores surfistas da prova francesa, que terá uma vencedora diferente face ao último ano. Tudo porque a ainda campeã em título, Mafalda Lopes, ficou pelo caminho na ronda 4, despedindo-se no nono posto.
Esta foi a mesma fase que ditou o adeus de Lua Escudeiro. Na sua segunda aparição no QS europeu, a goofy da Ericeira terminou no 13.º posto, o seu melhor desempenho.
Antes, Maria Salgado e Camila Cardoso foram eliminadas na terceira ronda. Com o 17.º lugar final, Camila anotou o seu melhor resultado no QS.
Camila Cardoso
WSL/Lau
Na prova masculina, Francisco Ordonhas esteve em grande destaque ao ultrapassar três rondas num só dia de competição. O próximo adversário do surfista de 19 anos é Nicolas Paulet. Este duelo luso-francês acontece na terceira e penúltima bateria dos quartos-de-final.
Na ronda 3, no mesmo heat em que o cabeça de série Ordonhas estreou-se, Matias Canhoto encerrou a sua passagem por Lacanau. Na ronda seguinte, o contingente luso sofreu as baixas de Martim Nunes e do ex-campeão nacional Joaquim Chaves, este com uma interferência cometida na sua contenda.
Tal como na competição feminina, o Lacanau Pro também terá um novo vencedor entre os homens.
Campeão da prova caseira em 2024, o antigo top mundial Maxime Huscenot perdeu de primeira com a derrota registada na ronda 3, a mesma que ditou o afastamento do atual campeão europeu e compatriota Jorgann Couzinet.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram