Os projetos de mobilidade individual para fins de aprendizagem concedem oportunidades aos jovens europeus de melhorarem as suas competências, aumentarem a sua empregabilidade e ganharem consciência cultural.
O projeto de Voluntariado Europeu do Surf Clube de Viana (SCV) para o ano 2025 - 'Green Aloha' - aprovado, por competências delegadas da Comissão Europeia, pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto & CES, tem como prioridades: a inclusão e diversidade, a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável e ação climática.
Max Meric e Júlia Carrasco, voluntários do novo projeto do clube vianense chegaram nos dias 10 e 20 de janeiro, respetivamente, para reforçar a equipa e enriquecer as atividades do SCV:
Max compartilha: "Estou muito feliz por ser um dos novos voluntários do Surf Clube de Viana durante os próximos nove meses! Mal cheguei a Portugal, apesar da chuva, soube imediatamente que este projeto seria uma aventura memorável. Desde as minhas primeiras interações com a equipa, fui recebido de braços abertos, o que me confirmou que fiz a escolha certa ao vir para cá. Estou ansioso por me envolver nas atividades, especialmente nas relacionadas com a sustentabilidade e inclusão social."
Júlia também conta: "Cheguei de Barcelona e fui muito bem recebida em Viana. Toda a equipa do SCV foi muito receptiva e está disposta a ensinar-me como tudo funciona. Já tive oportunidade de entrar em contacto com as águas do Atlântico e estou ansiosa para conhecer melhor a cidade, iniciar as aulas de surf e mergulhar na cultura e na língua portuguesa!”
"É extremamente estimulante conceber projetos de voluntariado europeu, especialmente considerando os princípios que o norteiam, como o desenvolvimento de competências e ferramentas que serão um ativo valiosíssimo para os jovens ao longo das suas vidas. No entanto, um dos maiores desafios que enfrentamos é o recrutamento de participantes verdadeiramente comprometidos com a missão europeia. A realidade é que os projetos de voluntariado são percebidos, por muitos jovens de nacionalidade europeia variada, como uma mera oportunidade de viajar e passear por outro país europeu em vez de como uma oportunidade de transformação pessoal e social. Isso não só limita o potencial de crescimento dos próprios participantes mas também compromete a qualidade e o impacto das nossas iniciativas. Ser voluntário europeu realmente exige compromisso e dedicação, tanto com o projeto em si quanto com as responsabilidades e valores que ele representa. A Europa precisa, mais do que nunca, de jovens motivados e comprometidos com a construção de um futuro global e que compreendam que o voluntariado vai muito além da experiência individual. O voluntariado é uma chave para um futuro mais justo, sustentável e integrado. O desafio é grande, mas a recompensa é ainda maior", diz Vânia Cruz, vice-presidente do Surf Clube de Viana e coordenadora dos seus projetos europeus de voluntariado.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram