Foi chamado à última hora como substituto e terminou no lugar mais alto do pódio em plena Praia de Carcavelos, o mais famoso beach break lisboeta, repetindo algo que já tinha acontecido no passado, por exemplo com o havaiano Anthony Walsh em 2020.
O estreante Cam Richards conquistou no último sábado o Capítulo Perfeito versão 2025, prova especial tubular que celebrou a sua 11.ª edição.
O surfista norte-americano superiorizou-se num evento marcado por condições desafiantes - ondas acima dos 2,5 metros - que reuniu 16 tube riders, entre atletas nacionais e internacionais, perante o olhar atento de mais de 20 mil pessoas.
Na final, que não teve presença portuguesa, Cam Richards sucedeu ao jovem português Tiago Stock como vencedor do Capítulo Perfeito ao fazer o robusto score combinado de 14,17 pts em 20 possíveis.
"Ainda não acredito que ganhei. Ter conseguido um 8,5 pts foi incrível porque caí cinco vezes ao longo do dia a tentar completar um tubo assim. Vi o Balaram (Stack) apanhar uma bomba e fiquei motivado. Tive a sorte de apanhar a minha melhor onda, e logo na final. Foi muito divertido fazer a final com o Balaram e o Noah (Beschen), voámos juntos dos EUA para Portugal. É incrível poder participar num campeonato com amigos, sem pressão, onde o objetivo é apenas apanhar tubos e divertirmo-nos”, disse o surfista de 29 anos, cujo triunfo rendeu-lhe o prémio final de 25 mil euros.
O havaiano Noah Beschen (11,90 pts), filho do antigo top mundial Shane Beschen, foi o vice-campeão do Capítulo Perfeito, enquanto o norte-americano Balaram Stack (7,70 pts) ocupou o terceiro posto, naquela que foi a sua quarta aparição numa final do Capítulo Perfeito, estabelecendo um recorde de presenças no heat decisivo.
Porém, o vencedor da edição inaugural do Vans Pipe Masters nunca conseguiu o prémio mais desejado.
Nota ainda para o quarto posto do brasileiro Pedro Calado (1,94 pts), surfista que tal como o coroado Cam Richards foi chamado à última hora para participar no Capítulo Perfeito devido a impossibilidades logísticas de surfistas inicialmente convidados.
Calado, carioca de 25 anos com carreira em ondas grandes, teve uma participação discreta na final, mas arrecadou o prémio Ricardo dos Santos Atitude, destinado ao surfista mais destemido e comprometido de todo o campeonato.
Em termos nacionais, Nic von Rupp e o antigo campeão nacional Miguel Blanco foram os surfistas que chegaram mais longe ao atingirem as meias-finais, obtendo assim o quinto posto final. Blanco ficou com o prémio de ter sido o autor da melhor onda do campeonato, com 8,83 pts.
Nota ainda para a participação do histórico Joel Parkinson, campeão do mundo de surf em 2012. Estreante na prova, sendo contemplado com o inédito wildcard performance, 'Parko' entro a vencer na ronda inaugural, acabando depois eliminado na ronda 3, a mesma em que ficou pelo caminho Tiago Stock, campeão do Capítulo Perfeito em 2024.
O longo dia na Praia do Carcavelos, berço do surf nacional, ficou ainda marcado por um momento de homenagem a Tiago Pires, primeiro surfista português a qualificar-se para o CT e vencedor primeira edição do Capítulo Perfeito, disputada em 2012.
Destaque também para Yolanda Hopkins que venceu a primeira bateria 100% feminina da história da competição, batendo as compatriotas Maria Salgado, Camila Cardoso e Gabriela Dinis.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram