O QS regional da América do Norte versão 2024/2025 prosseguiu na semana passada com a realização do QS de Morro Bay, no estado norte-americano da Califórnia, uma das derradeiras competições da World Surf League (WSL) no presente ano.
No último domingo, o evento disputado com o icónico Morro Rock como pano de fundo consagrou dois jovens surfistas norte-americanos: Taro Watanabe, de 22 anos, e a prodígio Eden Walla, que contabiliza apenas 15 primaveras.
Não obstante a tenra idade, Eden deu continuidade ao excelente momento de forma que atravessa - recentemente venceu a final internacional do Rip Curl GromSearch - demonstrando mais uma vez toda a valia do seu surf numa prova sénior.
Este ano, Walla já tinha saboreado a vitória na Califórnia ao conquistar o prestigiado Super Girl Surf Pro da Costa Oeste , tornando-se a surfista mais jovem da história a conseguir tal proeza.
Neste evento com estatuto QS1000, a pequena Eden Walla garantiu o triunfo após derrotar na final a compatriota Zoey Kaina, de somente 14 anos, numa clara demonstração de força da nova geração do surf feminino norte-americano.
Para vencer pela segunda vez no circuito QS regional, Eden somou 12,37 pts face aos 8,86 pts registados por Zoey, que nas meias-finais tinha deixado para trás Ella McCaffray, vencedora do campeonato em 2023.
Pódios Vencedores QS de Morro Bay
WSL
No setor masculino, bem se pode dizer que à terceira foi de vez para Taro Watanabe. Finalista pelo terceiro evento consecutivo do QS da América do Norte, Watanabe conseguiu finalmente gritar vitória.
Com a pontuação combinada de 15,50 pts, Taro levou a melhor sobre o compatriota Ryan Huckabee (11,33 pts), surfista que pela primeira vez atingiu a final de um QS. Huckabee que já tinha estado em bom plano na etapa da Ericeira da Challenger Series, alcançando os oitavos-de-final.
Terminada a passagem por Morro Bay, o QS regional da América do Norte vai já ser retomado a partir de quinta-feira, com o regresso ao México.
O Pacifico Surf Open Puerto Escondido, com estatuto QS1000, tem o período de espera de 12 a 15 de dezembro, sendo o último evento da WSL no presente ano civil de 2024.
É o retorno das provas da entidade liderada por Ryan Crosby aos conhecidos tubos de Puerto Escondido, o que já não acontece desde 2019.
Neste momento, Taro Watanabe e a antiga campeã mundial ISA Kirra Pinkerton (ausente em Morro Bay) estão no topo dos rankings do circuito onde estão em jogo vagas para a Challenger Series do próximo ano.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram