Outrora latitude que anualmente pertencia à histórica Triple Crown havaiana e era determinante nas contas da qualificação para o circuito mundial de surf, Haleiwa é um agora um spot remetido a um papel bem mais secundário no calendário internacional.
Na passada segunda-feira, dia 25 de novembro, arrancou o período de espera do Haleiwa Pro, competição que no presente é um evento do QS regional do Havai/Taiti.
Com somente estatuto QS1000, o campeonato disputado na famosa onda localizada no North Shore da ilha havaiana de Oahu ainda não foi para a água.
A janela de espera prolonga-se até ao dia 7 de dezembro, sendo que em ação teremos 96 homens e 28 mulheres.
Na prova masculina, o heat draw é naturalmente amplamente dominado por surfistas havaianos.
O grande destaque é porém um surfista originário de outro país, do Brasil. O top mundial João Chianca é o cabeça de cartaz da prova.
A confirmar-se a sua participação no Haleiwa Pro, este será o regresso do surfista sul-americano à competição no Havai, onde há praticamente um ano sofreu um violento wipeout, então em Pipeline, que deixou o irmão de Lucas Chumbo fora de combate durante a primeira metade de 2024.
O outro top mundial que consta no heat draw é o havaiano Imaikalani deVault. Entre a armada havaiana, nota ainda para Jackson Bunch, que será rookie no CT em 2025 e é o atual campeão do Haleiwa Pro e para os antigos tops mundiais como Ezekiel Lau, Eli Hanneman e Ian Gentil.
Os big riders Kai Lenny e Billy Kemper também surgem no quadro de competição divulgado pela World Surf League (WSL).
Do lado feminino, onde a prodígio canadiana Erin Brooks, arrecadou o triunfo em 2023, não haverá nenhuma top mundial a vestir a licra de competição.
Aqui, salienta-se a presença de duas surfistas europeias: as jovens Tiara Van Der Huls, dos Países Baixos, e Noah Klapp, da Alemanha, competidora que deu nas vistas no último EDP Ericeira Pro ao alcançar o terceiro posto na sua estreia numa etapa do circuito Challenger Series.
No Haleiwa Pro, também houve uma prova de longboard, evento único do circuito de qualificação do QS regional do Havai/Taiti.
Na prova desenrolada na passada terça-feira, o veterano e antigo campeão mundial Kai Sallas e Sive Jarrard asseguraram os triunfos nos setores masculino e feminino, respetivamente.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram