Os melhores surfistas juniores portugueses estão a caminho do Minho para disputarem a segunda e penúltima etapa do Junior Tour versão 2024, o Projunior Viana do Castelo.
No próximo fim de semana, as ondas da Praia da Arda servem de palco à etapa minhota. O quadro de competição (masculino e feminino) já foi divulgado, num evento que contará com a presença de alguns dos jovens surfistas que recentemente representaram Portugal no Mundial ISA Júnior de El Salvador.
A primeira chamada está marcada para as 8h00 (hora de Portugal continental) de sábado, nesta que é uma organização da Associação Nacional de Surfistas (ANS) e do Surf Clube de Viana.
Martim Nunes e Maria Salgado chegam a Viana do Castelo no liderança dos rankings, depois dos triunfos conseguidos na etapa inaugural, disputada no Porto e Matosinhos.
“Vou abordar este campeonato da mesma forma que abordei o primeiro, onde as coisas correram bem. Quero continuar a mostrar bom surf, fazer bons scores e competir bem. Acima de tudo, quero preparar o próximo campeonato internacional que vou ter e divertir-me ao máximo. Só surfei em Viana do Castelo uma vez. Gostei das ondas e espero que desta vez as ondas voltem a estar boas", afirma Martim Nunes, bicampeão nacional Sub-20.
“Depois da vitória no Projunior do Porto e Matosinhos vou abordar a etapa de Viana do Castelo de forma muito entusiasmada. Vou querer mostrar o meu surf e, acima de tudo, divertir-me ao máximo com os meus amigos. Pessoalmente, gosto das ondas de Viana, pois trata-se de um beach break idêntico à praia em que costumo surfar, em Santa Cruz", mencionou Maria Salgado.
Os surfistas da nova geração minhota vão ter oportunidade de competir diante do seu público e procurar tirar vantagem do conhecimento das ondas de Viana do Castelo, um dos polos de surf em Portugal com maior dinamismo.
Ana Lima e Tomás Carvalho são representantes desse talento emergente na região e prometem dar o seu melhor para conseguirem um bom resultado em 'casa'.
“Gosto muito de competir em Viana do Castelo. É algo que dá sempre uma confiança extra, poder surfar heats nas praias onde treino. Estou motivada para competir e representar o meu clube nesta próxima etapa do Junior Tour. Penso que é sempre bom para os surfistas locais competirem em praias familiares, onde conseguem ler bem o pico e onde já conhecem bem as características da onda", disse Ana Lima.
“As expectativas que tenho para este Projunior são boas. Quero passar as duas primeiras rondas, ganhar mais rotina de competição e divertir-me ao máximo com os outros competidores. O facto de estar na minha praia dá-me mais garra e vontade para obter os resultados pretendidos", assegura Tomás Carvalho.
Toda a ação do Projunior Viana do Castelo poderá ser acompanhada em direto através de sistema de live score no portal de internet da ANS.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram