Chegou ao fim no passado domingo o Mundial ISA Júnior de 2024, que decorreu em El Salvador pela segunda vez nos últimos três anos.
Um campeonato muito longo, que teve como palco as ondas de La Bocana e El Sunzal, no qual as coisas não correram da melhor forma à Seleção Nacional.
Orientado por David Raimundo, o conjunto luso não conseguiu colocar nenhum surfista no dia das finais, num evento que fica inevitavelmente marcado pela situação ocorrida com Erica Máximo na categoria Sub-18 feminino, que resultou na aplicação de uma multa por parte da ISA à Seleção Nacional e na desqualificação da goofy de Carcavelos, com a retirada dos pontos somados.
Portugal despediu-se assim da América Central com um 14º lugar a nível coletivo. Um resultado bem distante das aspirações nacionais.
Depois do sexto posto obtido no ano passado na prova realizada no Brasil, a formação portuguesa ambicionava em El Salvador a entrada no top 5 mundial, que acabou por ficar bem longe.
A nível individual, Matias Canhoto e Jaime Veselko foram os surfistas portugueses mais bem classificados.
Canhoto obteve o 13º posto na categoria Sub-18 masculino. Categoria essa onde Afonso Pinto e Martim Fortes quedaram-se pela 21ª e 33ª posições, respetivamente.
O mesmo 13º lugar alcançou Jaime Veselko em Sub-16 masculino. Manuel Pirujinho e Tiago Guerra terminaram na 57ª e 65ª posições, respetivamente.
Já em Sub-18 feminino, onde Erica Máximo foi desqualificada, Maria Salgado alcançou o 19º lugar e Constância Simões a 37ª posição.
Por sua vez, em Sub-16 feminino, Mel Canhoto e Sofia Matos alcançaram o 41º lugar, enquanto Miriam Julião foi a 65ª classificada.
Em termo coletivos, o Mundial ISA Júnior de El Salvador encerrou com a vitória da Austrália, sucedendo assim ao Brasil e cimentando o estatuto de nação mais vitoriosa na história do evento.
Há 11 anos que o conjunto australiano não arrecadava a medalha de ouro coletiva. Para este feito, contribuiu de forma decisiva as conquistas de Ziggy Mackenzie em Sub-16 feminino e Dane Henry em Sub-18 masculino, surfista que durante a competição anotou uma nota máxima (10,00 pts).
Nas restantes categorias, o espanhol Dylan Donegan levou a melhor em Sub-16 masculino e a havaiana Vaihiti Inso em Sub-18 feminino.
Resultados:
Equipas
Ouro - Austrália
Prata - Havai
Bronze - França
Cobre - EUA
Sub-16 masculino
Ouro - Dylan Donegan (ESP)
Prata - Lukas Skinner (ENG)
Bronze - Thiago Passeri (ARG)
Cobre - Alexis Owen (NZL)
Sub-16 feminino
Ouro - Ziggy Mackenzie (AUS)
Prata - Clémence Schorsch (FRA)
Bronze - Louise Le Pront (RSA)
Cobre - Eden Walla (USA)
Sub-18 masculino
Ouro - Dane Henry (AUS)
Prata - Fletcher Kelleher (AUS)
Bronze - Rickson Falcão (BRA)
Cobre - Ikko Watanabe (JPN)
Sub-18 feminino
Ouro - Vaihiti Inso (HAW)
Prata - Tya Zebrowski (FRA)
Bronze - Sara Freyre (USA)
Cobre - Milla Brown (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram