Positivo, assim foi o terceiro dia de competição do Mundial ISA de Longboard para a Seleção Nacional.
Na ressaca de uma jornada complicada, onde três dos quatro atletas em prova caíram para a repescagem, Portugal manteve a equipa completa, com João Dantas, Raquel Bento e Inês Martins a avançaram nas repescagens, onde a derrota já vale a eliminação do evento.
Já António Dantas, o único longboarder luso que permanece no quadro principal, não entrou em ação no point break de El Sunzal. A semana começou com uma longa jornada dedicada em exclusivo às repescagens.
No setor masculino, João Dantas venceu em grande estilo a bateria inaugural da ronda 2 da repescagem. O atual campeão nacional Open fez o melhor score combinado da ronda, com 14,43 pts.
Na ronda 3, Dantas irá estar novamente em competição na primeira bateria, defrontando Eduar Santana da República Dominicana e Yuan Cheng-Chih de Taipé.
Quanto ao irmão António, este terá pela frente uma bateria exigente, defrontando o experiente havaiano Kai Sallas, vigente campeão mundial da World Surf League, e o jovem nipónico Taka Inoue na sexta e última bateria da ronda 3 do quadro principal.
Entre as senhoras, a campeã nacional Raquel Bento superou a ronda inaugural da repescagem, alcançando o segundo posto na oitava e última bateria.
Já Inês Martins seguiu para a ronda 3 da repescagem após conquistar de forma emotiva a segunda bateria da ronda 2, com o score combinado de 8,84 pts,
Com uma onda surfada no derradeiro minuto, Inês deu a volta ao texto, batendo assim a australiana Kirra Molnar (8,83 pts), a inglesa Lola Bleakley (5,00 pts) e a canadiana Claire Parsons (3,23 pts).
“Estou muito feliz. Foi um heat muito difícil em que qualquer uma podia ganhar. Sabia que só precisava de 0,3 pts, mas queria fazer melhor para assegurar a passagem. É fantástico passar este heat e ajudar Portugal a tentar ir mais longe em busca do melhor resultado possível", afirmou Inês em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf.
Na segunda bateria da ronda 3 da repescagem, Inês Martins vai medir forças com a irlandesa Bea Greenberg, a canadiana Olivia Stokes e Jazmine Dean de Porto Rico.
Antes, ainda numa bateria correspondente à ronda 2, Raquel Bento defronta a uruguaia Ines Beisso, a costarriquenha Lia Diaz e a sueca Sanna Hörvallius.
No balanço da jornada, o selecionador nacional João Ferreira afirmou: "Estamos todos vivos, com a Inês mais uma vez a revelar que é uma grande atleta, com grande frieza, a virar para primeiro no último minuto, a revelar controlo emocional muito grande, digno de uma extraordinária atleta.”
Por sua vez, João Aranha, presidente da FPS, sublinhou que a formação portuguesa mantém "todas as aspirações intactas" no certame que decorre até quinta-feira em El Salvador.
“Este foi um dia longo, mas em que todos os atletas competiram muito bem. Continuamos com a equipa toda em prova, depois de ontem termos tido alguns percalços. Corrigimos bem e, acima de tudo, mantemos todas as aspirações intactas e a esperança numa boa classificação.”
Esta quarta-feira, antepenúltimo dia de competição, apenas Inês Martins não irá vestir a licra. Neste momento, Portugal integra o lote de sete conjuntos que ainda não perdeu nenhum longboarder.
As restantes equipas são: França (campeã mundial em título), Brasil, Filipinas, Japão, Austrália e Havai. Deste lote, apenas o Japão, a França e o Brasil têm todos os atletas no quadro principal.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram