Depois de um arranque de campanha positivo, o segundo dia de competição do Mundial ISA de Longboard versão 2024 não foi fácil para a Seleção Nacional.
Em El Salvador, que recebe o certame até quinta-feira, Portugal viu três dos quatro longboarders que tem em prova caírem para a repescagem.
João Dantas e Raquel Bento, atuais campeões nacionais Open, bem como Inês Martins deixaram o quadro principal, onde apenas permanece o jovem António Dantas.
Na competição masculina, António garantiu a continuidade no quadro principal ao fazer o segundo posto na sétima bateria da segunda ronda.
Com o score combinado de 10,00 pts, o irmão de João Dantas foi somente batido pelo francês Martin Coret (11,20 pts), relegando o sul-africano Sam Christianson (8,96 pts) e o salvadorenho Amando Alvarado (8,90 pts) para a repescagem.
Antes, na bateria inaugural da ronda 2, João Dantas não foi além do terceiro posto, com apenas 6,50 pts de score combinado, ficando atrás dos experientes Piccolo Celmente (13,33 pts) e Ben Skinner (13,17 pts). O alemão Aleksander Heeke (4,93 pts) foi o outro longboarder que caiu para repescagem.
Na competição feminina, Raquel Bento efetuou a estreia neste Mundial ISA, com o terceiro lugar (9,30 pts) na 14ª bateria da ronda 1, atrás da costarriquenha Lia Diaz (15,50 pts) e da uruguaia Ines Beisso (11,16 pts).
Por sua vez, Inês Martins obteve a terceira posição na segunda bateria da ronda 2. Inês somou 7,83 pts, acabando por ser batida pela italiana Ginger Caimi (11,54 pts) e Natsumi Taoka (11,50 pts).
"Depois de um dia perfeito, veio o menos bom. Três baixam para repescagem, mas num campeonato com nível tão alto, pequenos erros fazem diferença. Foi um dia para recordar no sentido de não cometermos os mesmos erros se queremos manter esperanças intactas num bom resultado”, afirmou o selecionador João Ferreira em comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf.
Por sua vez, João Aranha, presidente da FPS, também não escondeu que Portugal viveu um "dia complicado" no point break de El Sunzal.
"Não era expectável, mas acaba por ser normal tendo em conta o nível elevadíssimo da competição. Dito isto, nada está perdido e vão lutar nas repescagens. O caminho apenas ficou mais longo", referiu o responsável federativo.
Agora, na ronda inaugural da repescagem feminina, Raquel Bento entra em ação na oitava e última bateria, medindo forças com três competidoras sul-americanas: a venezuelana Sabba Salvatierra e as colombianas Marcela Gonzalez e Margarita Conde.
Já Inês Martins retoma a competição na segunda bateria da ronda 2 de repescagem. Para já, apenas sabe que a australiana Kirra Molnar será uma das três oponentes.
Na prova masculina, António Dantas terá pela frente uma bateria exigente, defrontando o experiente havaiano Kai Sallas, vigente campeão mundial da World Surf League, e o jovem nipónico Taka Inoue na sexta e última bateria da ronda 3 do quadro principal.
Quanto a João Dantas, tem encontrado marcado com neerlandês Douwe Robroch, o israelita Yonatan Amir e o canadiano David Schiaffino na bateria inaugural da ronda 2 da repescagem.
Esta segunda-feira, num dia dedicado em exclusivo às repescagens, toda a equipa portuguesa vai estar em ação, exceção feita a António Dantas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram