Depois do arranque de temporada na Figueira da Foz, em plena região Centro, o Norte do país é o próximo destino da Liga MEO Surf 2024, competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Entre os dias 12 e 14 de abril, disputa-se o Somersby Porto Pro, aquela que é a segunda de cinco etapas em agenda para a presente temporada.
O evento nortenho assinala a 19ª passagem consecutiva da Liga MEO Surf pelas cidades do Porto e de Matosinhos.
Em 2024, a competição conta com um novo main sponsor, a Somersby (marca de sidra). Nos últimos três anos, a Joaquim Chaves Saúde desempenhou este papel.
A competição está inserida no programa da Porto & Matosinhos Wave Series, cuja 10ª edição arranca já este fim de semana com a etapa inaugural do Junior Tour de 2024, na Praia de Matosinhos.
Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot são os atuais líderes dos rankings nacionais após os triunfos registados nas direitas da Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz.
Vitórias que foram obtidas diante dos jovens Tiago Stock e Gabriela Dinis.
“Na primeira etapa da Liga MEO Surf, alcancei o segundo lugar. Foi importante para mim conseguir mostrar o meu surf e a consistência que tenho vindo a ter. Este 'salto' no meu nível de surf foi, sem dúvida, pela maturidade que ganhei este ano. Comecei a ver as competições de forma diferente e a ser mais confiante no meu surf. O Porto é um sítio muito interessante, pessoas simpáticas e boas ondas. O meu primeiro resultado decente na Liga MEO Surf foi no Porto (ronda 3). Tenho a ambição de ir mais longe e manter a consistência", afirma Tiago Stock.
"O meu objetivo era ganhar a primeira etapa deste ano da Liga MEO Surf. Senti-me bem, estava a surfar bem e a fazer boas notas. Porém, não consegui o objetivo na final. Agora vou para o Porto, onde o estilo de onda é diferente e mais desafiante. Espero que dê boas ondas e vou dar o meu melhor. Na final de 2023, estive um pouco mais perdida no mar. Este ano vou novamente fazer heat a heat e melhorar aquilo que não consegui fazer no ano passado. Quero vencer a etapa", diz Gabriela Dinis.
Face a 2023, já é certo que o Somersby Porto Pro terá um novo campeão no setor masculino, uma vez que Vasco Ribeiro não estará em competição.
Nas últimas cinco edições, o recordista de títulos nacionais Open arrecadou três triunfos (2020, 2021 e 2023). As restantes vitórias foram alcançadas por Tomás Fernandes (2019) e Afonso Antunes (2022).
Quanto ao setor feminino, a vencedora em 2023 foi Francisca Veselko, atual campeã nacional. Nesta etapa, Teresa Bonvalot tem vindo a dominar os acontecimentos nos últimos cinco anos.
De 2020 a 2022, Teresa Bonvalot venceu sempre a etapa do Porto/Matosinhos. Antes do hat-trick de triunfos de Teresa, Yolanda Hopkins superiorizou-se em 2019, ano em que sagrou-se campeã nacional Open pela primeira vez.
No Somersby Porto Pro, estarão igualmente em disputa os prémios paralelos Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no ronda 3) e o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram